Sintomas Anemia

links patrocinados

Sintomas Anemia

Sintomas Anemia

A má alimentação ou alimentação inadequada vêm sendo uma grande preocupação das entidades governamentais e não-governamentais da área da saúde, assim como a Organização Mundial de Saúde (OMS). Estar no peso ideal ao acima dele não significa estar saudável e nem exime que o indivíduo esteja livre da anemia.

Contrário do que todos pensam não é necessário estar magro de mais e nem que este é o principal sintoma da doença, mas o indicado é estar atento aos valores nutricionais do que se ingere.

Fique atento se apresentar dores no peito, tonturas ou vertigens, fortes dores de cabeça, pois estes são sintomas de anemia. É preciso também ter cuidado com os locais que se frequenta, principalmente com transito, seja a pé ou na direção por causa desses sintomas.

O motivo

Sintomas da Anemia

A anemia não é causada somente pela carência de ferro, apesar de 90% estar relacionada à falta dele, mas também pela quantidade de hemoglobina no sangue baixa, de acordo com a OMS. Ou, seja a falta, ou a insuficiência de glóbulos vermelhos contidas no sangue. Ainda está relacionada à ausência de alguns nutrientes essenciais no organismo, como ferro, vitamina B12, proteínas do leite e da carne e de zinco.

Entre os alimentos ricos em ferro e proteína está a carne, seja ela branca ou vermelha. O mais popular dos alimentos brasileiros, o feijão, como a mamãe dizia na hora da refeição, é rico em ferro.

Saiba quais os principais sintomas da Anemia

Tratamento para Anemia

Na maioria dos casos o paciente apresenta um tom amarelado na cor da pele. Mas somente este estar com este aspecto não significa estar com anemia. Pois, os médicos explicam que os sintomas da anemia são diferentes entre as pessoas, e podem se alterar também de acordo com o quatro ou estágio da patologia, assim como o tratamento. Estar em tom amarelo pode ser um alerta, mas isso só acontece em quadros agravados.

Uma respiração ofegante também é um dos indícios. Isso acontece porque há falta de oxigênio no organismo por causa da doença, e seu portador precisa se esforçar para buscá-lo.

Causas da Anemia

Cansar facilmente e ter fadiga muscular mesmo sem praticar atividades físicas são sintomas bem presentes entres os anêmicos, pois geralmente eles sentem uma espécie de fraqueza em virtude do mau funcionamento do organismo. Ele também impacta em disfunções da pressão arterial. Na maioria dos casos ela se apresenta mais baixa nos anêmicos. No entanto, somente é detectado este sintoma quando aferida. Por fim, os dois últimos sintomas são a falta de sono, dificuldades de concentração e as doloridas cãibras, por causa dos distúrbios de produção do ácido lático.

Tratamento

Como a causa é a ausência de ferro, os tratamentos estão mais focados na reposição dele. É aconselhada a ingestão de alimentos com ferro, principalmente o proveniente da origem animal. Um dos alimentos mais indicados para o combate da anemia é o fígado de boi, marisco, e coração de galinha. Ovos e leite, legumes e grãos também podem ser ótimos complementos no cardápio de quem está em tratamento.

Pessoa com Anemia Tratamentos para Anemia

Pesquisar
Artigos Relacionados