Senha do Cartão Cidadão

links patrocinados

Senha do Cartão Cidadão

Senha do Cartão Cidadão

Emitido pela Caixa Econômica Federal, o Cartão Cidadão é utilizado pelos trabalhadores para consulta de saldo ou saque de qualquer benefício social de seu direito. Qualquer pessoa que tenha vínculo com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou seja beneficiário de abonos e seguros através do PIS pode solicitar seu cartão. O mesmo vale para os chamados programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, caso o benefício não seja depositado diretamente em uma conta corrente.

Com o Cartão Cidadão, o beneficiário pode consultar extratos e saldos do FGTS, assim como saldo de cotas do PIS. Também é possível sacar benefícios de contas vinculadas ao FGTS e receber outros benefícios que tenha direito.

Como solicitar

Antes de qualquer coisa, é necessário preencher alguns requisitos para poder solicitar seu Cartão Cidadão. Um deles é o cadastro no programa PIS/PASEP. Se você cadastrou seu PIS quando residia em outro endereço, é importante atualizar seu endereço na Caixa Econômica Federal. Quem já utiliza ou utilizou outro cartão para programas de transferência de renda não precisa fazer um segundo, mesmo que o tipo de benefício a ser recebido tenha mudado.

Senha do Cartão Cidadão - como conseguir

Você pode solicitar seu Cartão Cidadão através do telefone 0800 726 0101 ou diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal. A validação do cartão, entretanto, deve ser feita somente em agências da Caixa. Neste momento será definida uma senha. Para validar seu cartão, será preciso apresentar algum destes documentos: carteira de identidade, CNH (novo modelo), CTPS, passaporte ou identidade militar. Também é importante levar um comprovante de residência, com CEP visível.

Após a solicitação do seu cartão, ele chegará ao endereço cadastrado em um prazo máximo de 15 dias úteis. O Cartão Cidadão é totalmente gratuito, ou seja, qualquer tentativa de cobrança por sua emissão é ilegal. Para maiores informações sobre o Cartão Cidadão, acesse o site da Caixa ou vá a uma agência.

Senha do Cartão Cidadão - como recuperar

Senha

Após a apresentação dos documentos, você será autorizado a escolher uma senha, composta por seis números. A escolha da senha é um passo importante para a utilização de qualquer cartão magnético. Não utilize senhas muito óbvias, como a data de seu nascimento, por exemplo – alguns bancos, inclusive, bloqueiam esta possibilidade.

Não se recomenda que a senha seja anotada em algum papel, pois pode ser facilmente encontrada por outras pessoas. O ideal é utilizar um número de fácil lembrança, mas que não seja tão óbvio. Contudo, mesmo tomando estes cuidados, não é raro que nos esqueçamos de nossas senhas. Se você errar sua senha mais de três vezes, seu cartão será bloqueado, impedindo que qualquer operação seja realizada com ele.

Mudança de senha

Felizmente, desbloquear seu cartão é simples. Será necessário dirigir-se a uma agência da Caixa e criar uma nova senha com a ajuda de um dos atendentes. Caso você tenha se lembrado de sua senha, poderá desbloquear o cartão e continuar utilizando o número antigo. Não se esqueça de que, em qualquer um dos casos, é imprescindível a apresentação de documentos de identificação.

Cartão Cidadão - senha Cartão Cidadão - onde retirar a senha

Senha do Cartão Cidadão

Confira um vídeo com informações sobre o Cartão Cidadão

Pesquisar
Artigos Relacionados