Cartão Cidadão

links patrocinados

Cartão Cidadão

O que é o Cartão Cidadão?

O Cartão Cidadão nada mais é do que um cartão magnético desenvolvido pelo Governo Federal para melhor realizar o controle sobre os benefícios que são concedidos à população brasileira, concentrando todos esses ganhos em um só cartão.

Dessa forma, devemos destacar que o Cartão Cidadão foi criado como uma iniciativa capaz de substituir o Cartão do Trabalhador, aumentando também a própria segurança das operações realizadas pelos cidadãos. Dessa forma, o cartão é não só informatizado como também automatizado. Sua emissão é realizada pelo próprio banco federal, a Caixa Econômica.

É por meio desse cartão que o indivíduo tem acesso a todas as informações sobre os benefícios que são concedidos por meio do governo federal. Vale ainda lembrar que esse cartão é totalmente pessoal e não pode ser transferido para outro indivíduo. Sua emissão é realizada de maneira gratuita para as pessoas que tem direito à ele.

Serviços oferecidos pelo cartão

É por meio do seu Cartão Cidadão que grande parte dos seus benefícios governamentais pode ser conferida e controlada. No que diz respeito aos programas de assistencialismo, devemos lembrar que a existência do cartão não só agiliza o pagamento, como também torna esse processo mais seguro.

Entre as informações que podem ser consultadas por meio do cartão cidadão, podemos destacar o extrato, saldo, saque e demais informações do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS; calendário, rendimentos e pagamentos do PIS; parcelas e demais consultas do seguro-desemprego; bolsa escola e/ou bolsa família e outros benefícios, caso o indivíduo seja um integrante de tal programa.

Como fazer o seu cartão cidadão

Para emitir o seu Cartão Cidadão é muito simples, lembrando que a sua emissão também é realizada de forma exclusivamente gratuita. É possível solicitar a primeira via do mesmo por meio do telefone: 0800 726 0101 ou então em qualquer Agência autorizada da Caixa Econômica.

Para fazer o seu cartão você precisa comparecer à agência ou ter em mãos, durante a ligação, alguns documentos pessoais, como é o caso do seu RG ou outro documento com foto, sua carteira de habilitação, a certidão de casamento (ou de nascimento), a própria carteira de trabalho e previdência social.

Além disso, o cidadão que for realizar o seu cadastro deve ter o nome registrado no PIS/PASET, NIS ou NIT.

Isso feito, o Cartão Cidadão deve chegar no endereço cadastrado pelo indivíduo dentro da próxima semana. Para cadastrar a senha desse cartão, será necessário comparecer pessoalmente em alguma agência da Caixa Econômica com os mesmos documentos pessoais do cadastro.

Antes de consultar as informações do seu Cartão Cidadão por meio da internet, você deve realizar o cadastro da sua senha. Só depois disso se torna possível conferir as informações do extrato ou saldo do FGTS, seguro-desemprego, bolsa família, abono salarial e muitas outras informações.

Outras informações sobre o Cartão Cidadão

Por fim, não se esqueça de que o Cartão Cidadão é um direito seu como cidadão brasileiro, já que ele oferece as mais importantes informações no que diz respeito aos programas do governo do qual você participa. Dessa forma, é por meio dele que você facilita para você mesmo no momento de ter acesso às suas informações que se referem ao FGTS, seguro-desemprego, bolsa família, bolsa escola e muitos outros. Não deixe de solicitar o seu o quanto antes em uma agência da Caixa Econômica Federal.

GD Star Rating
loading...
Cartão Cidadão, Nota: 4.5 de 5 com 46 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados