SAD MT

links patrocinados

SAD MT

Todo governo, independente de ser municipal, estadual ou federal, conta com uma divisão interna que garante o funcionamento total da sua estrutura. Dependendo do lugar onde atua, as secretarias podem ser diferentes daquelas encontradas em outra região. Em alguns casos, o governo de determinado lugar consegue até criar novas secretarias, as quais teriam a finalidade de administrar especificamente determinada área.

Relevância estrutural

No caso do Mato Grosso (MT), o governo estadual conta com a Secretaria de Administração (SAD). Para tentar explicar qual a sua importância dentro do governo como um todo, o próprio site da SAD publica que sua missão é “gerir o sistema de administração central do Estado assegurando os meios necessários ao cumprimento dos objetivos da administração pública estadual”.

Atualmente, as competências da SAD MT são: “proposição e execução das políticas vinculadas às atividades de pessoal, aquisições, material e patrimônio, desenvolvimento organizacional, imprensa oficial e gestão de documentos do Estado”.

Para chegar ao funcionamento que possui hoje, a SAD MT passou por algumas modificações ao longo da história. Nem sempre a Secretaria foi conhecida pelo nome que carrega hoje, e as suas atribuições também mudaram conforme novas resoluções foram aprovadas e estabelecidas para o seu funcionamento.

Crescimento histórico

Pensando no sentido histórico do desenvolvimento da SAD MT, primeiramente este departamento era conhecido como Secretaria Geral do Estado. O decreto que aprovou a criação da mesma foi divulgado no dia 03 de janeiro de 1923. Naquele momento, o texto foi editado pelo então presidente do estado do Mato Grosso, Pedro C. Correa da Costa.

Para ganhar a denominação que tem hoje, o Governo de José Manuel F. Fragelli aprovou a Lei 3.278, na data de 13 de novembro de 1972. A partir daquele momento, o órgão do estado passou a ser chamado de Secretaria de Estado da Administração – SAD. Além disso, esse braço da estrutura governamental ficou conhecido como o órgão da Administração Direta.

Para conhecer mais sobre as especificidades da atuação da SAD MT na sua região, basta acessar o site oficial do governo na internet. Além das informações históricas, o internauta pode se informar a respeito das determinações atuais.

CMT Cubatão

CMT Cubatão

O Estado brasileiro demanda de vários órgãos, secretarias, instituições, entre outros, para conseguir governar todo o território. O poder é dividido em instância nacional, estadual e municipal. Alguns órgãos nacionais são subdivididos em instâncias menores para conseguir atender a demanda de uma localidade menor, como as cidades, por exemplo.

Um exemplo é o órgão que regulamenta o trânsito brasileiro, o Departamento Nacional de Trânsito. Ele comanda, em âmbito federal, todos os assuntos ligados ao trânsito, mas para conseguir chegar até os municípios possui órgãos regionais e até mesmo municipais, como é o caso das Companhias Municipais de Trânsito.

Cubatão

Na cidade de Cubatão, interior do estado de São Paulo, a Companhia Municipal de Trânsito foi criada em 1998 como determinação do Código Nacional de Trânsito Brasileiro. Ela é a responsável pela fiscalização, administração e planejamento do sistema viário de toda a cidade de Cubatão.

A equipe de trânsito da CMT é responsável pela fiscalização e manutenção do sistema, além de competir a ela o ordenamento viário da cidade, principalmente naqueles horários de pico ou em eventos que envolvam um grande número de pessoas. Já a parte de fiscalização de transportes é feita pela equipe de transportes.

Esta equipe é a responsável por fiscalizar todos os veículos de transportes público e de serviço que operam na cidade, como os ônibus do transporte coletivo, táxis, transportes alternativos, fretados, entre outros. Tudo isso para garantir toda a qualidade e segurança no trânsito para a população de Cubatão.

Administração

A parte administrativa da CMT é composta por seis cargos. O superintendente é Marco Fernando da Cruz; o diretor operacional é Uziel Gonçalves; o coordenador de Trânsito e Transporte, Marcos da Silva Dantas; a assessora jurídica é Renata Almeida e o assessor de engenharia é Valtemir Ribeiro. Já a assessoria de Jornalismo fica a cargo de Victor Andrade Graça.

Endereço

A Companhia Municipal de Trânsito de Cubatão está localizada à Avenida Nove de Abril, n 1811, no centro da cidade. O telefone para contato é o 0800 771 1194. Para mais informações sobre a CMT você pode acessar a página oficial do órgão na internet.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados