Relação principais empresas listadas novo mercado Bovespa

links patrocinados

Relação principais empresas listadas novo mercado Bovespa

Relação principais empresas listadas novo mercado Bovespa

A Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&F Bovespa) é a bolsa de valores oficial do Brasil. Em termos de valor de mercado, a Bovespa é considerada a segunda maior do mundo. A nomenclatura BM&F Bovespa surgiu em 2008, após a fusão da Bovespa com a BM&F.

Surgimento

O embrião a Bovespa foi criado em 1890, pelo empresário Emílio Rangel Pestana, que fundou a Bolsa Livre em São Paulo. Após uma série de nomes diferentes e mudanças em sua estrutura, a bolsa de valores criada pelo empresário passou a se chamar Bovespa em 1967.

Poucos anos antes, a Bovespa passou por profundas transformações, assim como as outras 26 bolsas de valores que também atuavam no Brasil. Até 1965, as bolsas brasileiras eram administradas pelas Secretarias Estaduais de Finanças, órgãos dos governos estaduais brasileiros. Entretanto, a partir do ano de 1965, foram promovidas diversas reformas financeiras no país, que acabaram alterando a estrutura das bolsas de valores.

Lista das principais empresas listadas novo mercado Bovespa

As bolsas deixaram de ser órgãos governamentais e passaram a ser reconhecidas como associações civis, sem fins lucrativos. Isso também provocou mudanças na figura do corretor. Antes, os corretores eram indivíduos indicados pelo poder público. Após estas transformações, surgiram as corretoras de valores, empresas que atuam como mediadoras na compra e venda de ações para os investidores.

Lista de empresas

Incluir uma empresa na lista da Bolsa de Valores de São Paulo não é tarefa fácil. A instituição exige que uma série de requisitos rigorosos sejam cumpridos, de modo a trazer segurança e confiança a seus investidores. Por isso, mesmo sendo a segunda maior bolsa de valores do mundo, a Bovespa possui apenas 219 empresas listadas. Algumas destas empresas conseguem cumprir com exceência os requisitos necessários, e passam a integrar o chamado Novo Mercado.

Empresas listadas novo mercado Bovespa

Novo Mercado

O Novo Mercado foi criado pela Bovespa em 2001, com o objetivo de listar empresas que alcançam níveis de excelência na governança corporativa. Para fazer parte desta restrita lista, as empresas precisam adotar, de forma voluntária, práticas que superem as normas exigidas pela legislação, seja em questões corporativas ou em relação aos direitos dos investidores.

Um dos principais requisitos para ingressar no Novo Mercado é emitir apenas as chamadas ações ordinárias, ou seja, aquelas que dão direito a voto nas assembleias de investidores. As empresas participantes do Novo Mercado costumam possuir um alto grau de credibilidade, o que torna suas ações ainda mais valiosas.

Empresas do Novo Mercado

Ao todo, o segmento Novo Mercado possui mais de 100 empresas catalogadas. Este segmento é considerado o mais alto dentro da hierarquia da Bovespa, estão após os sgmentos Tradicional, Nível 1, Nível 2 e Bovespa Mais – este dedicado a empresas de menor porte.

Na página da Bovespa é possível conehcer a lista completa de emrpesas do segmento Novo Mercado. A cada ano, mais empresas se esforçam para conquistar esta certificação. Em 2012, as companhias Unicasa e Locamerica foram as únicas a ingressar no Novo Mercado. Outras, como Fleury, Visanet, OSX Brasil e Minerva ingressaram no segmento em anos anteriores.

Novo mercado Bovespa - Relação principais empresas listadas Bovespa - Relação principais empresas listadas novo mercado

Vídeo Relação principais empresas listadas novo mercado Bovespa

Pesquisar
Artigos Relacionados