Ranking de torcidas

links patrocinados

Ranking de torcidas

Ranking de torcidas

Sobre o Ranking de torcidas

As discussões entre os torcedores para saber qual é a maior torcida do Brasil sempre estão em pauta. São diversas equipes de futebol no nosso país, todas elas com um considerável número de torcedores. Afinal, o futebol faz parte da cultura e da tradição brasileira, e o normal é todos os pais levarem seus filhos ao jogo do time tradicional da cidade ou da região.

Predominância nacional

Os que acabam tendo mais pessoas integrando suas torcidas costumam ser os times grandes, bem estruturados, geralmente das grandes cidades e capitais brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo. Além disso, essas cidades podem contar com mais de um time, como o Flamengo, o Fluminense e o Botafogo.

E isso é provado na pesquisa realizada pelo Datafolha em novembro de 2008, relacionando a porcentagem da população brasileira que torce para cada clube. Os três primeiros colocados são de Rio de Janeiro e São Paulo.

O clube carioca Flamengo é apontado como o time de futebol que tem a maior torcida do Brasil, ficando com o percentual de 17% da população. Em segundo lugar, temos o Sport Club Corinthians, que está no coração de 12% dos entrevistados. Na terceira posição, está o São Paulo Futebol Clube, time que teve a preferência de 8% dos torcedores.

Imagem negativa

Apesar de a intenção das torcidas organizadas era conseguir se manterem como organizações cujo objetivo seria apenas o de torcer, dar apoio e vibrar junto com as conquistas e derrotas de cada time, as imagens associadas a quem faz parte de uma torcida organizada não é muito boa.

Tornou-se cada vez mais recorrente ver notícias nos jornais a respeito da violência nos jogos de futebol, principalmente quando se trata de grandes clássicos. Por as músicas das torcidas normalmente serem ofensivas, a “brincadeira” acaba sendo levada mais a sério do que se deveria e agressões físicas se tornam o recurso para “defender” a honra do time.

De qualquer maneira, os próprios jogadores não apoiam as medidas drásticas que as suas torcidas tomam para representar o nome da equipe. Por isso, medidas de segurança vem sendo implantadas para evitar que tais situações aconteçam com frequência.

Torcida Jovem do Flamengo

Torcida Jovem do Flamengo

O Clube de Regatas Flamengo, conhecido popularmente como Flamengo, é uma agremiação poliesportiva criada em 1895 no Rio de Janeiro. Fundado originalmente como um clube de regatas, o futebol se tornou e continua sendo o esporte mais tradicional da agremiação.

Contando com uma das maiores torcidas do mundo e tido como um dos times de futebol mais conhecidos em todo o Brasil, o mengão, como também é conhecido, possui como cores principais o preto e vermelho, sendo portanto chamado de rubro-negro.

Torcida do Flamengo

O mascote do time é o urubu Samuca, que foi definido de uma forma inusitada. Na década de sessenta, por conta da grande quantidade de torcedores negros, o Flamengo era chamado de time de urubus. Em determinado jogo contra o Botafogo, um jogador levou um urubu de verdade para as arquibancadas e o soltou, com uma bandeira presa nas patas, antes da partida começar. Assim que o animal caiu no gramado, a torcida comemorou e vibrou gritando “é urubu” e então o nome pegou. Logo em seguida o cartunista Henfil, torcedor do time carioca, começou a criar charges retratando a ave e em 2000 o nome e o desenho oficial foram instituídos.

O estádio oficial do Flamengo é o Maracanã, chamado oficialmente de Jornalista Mário Filho. Após os jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, o estádio teve sua capacidade aumentada para noventa e dois mil espectadores.

Títulos

Jogos do Flamengo

O Flamengo é o único time carioca a já ter ganhado o Mundial Interclubes, também conhecida como Copa Intercontinental, em 1981. Além deste, o Flamengo também conta com o título da Libertadores da América do mesmo ano, a Copa Mercosul de 1999 e a Copa Ouro Sul-Americana, da qual saiu invicto.

Dentre os títulos nacionais destacam-se a Copa dos Campeões, vencida em 2001, o Brasileirão, vencido em seis ocasiões, o Torneio Rio-São Paulo, vencido nos anos de 1990 e 2006 e a Copa dos Campeões Mundiais, vencida em 2007, também de forma invicta.

O mengão também já levantou a taça do Campeonato Carioca trinta e duas vezes, garantiu dezenove títulos da Taça Guanabara e nove vitórias da Taça Rio.

Torcida Jovem

Torcedores Jovens do Flamengo

A torcida do Flamengo é considerada a maior do Brasil e uma das maiores do mundo. De acordo com estimativas, mais de trinta e cinco milhões de pessoas – não somente residentes do Rio de Janeiro – torcem para o rubro-negro carioca. Além disso, o Flamengo também possui a melhor média geral de público nos jogos do Campeonato Brasileiro.

Ao contrário de outros times, que possuem apenas uma torcida organizada, o Flamengo possui mais de dez, sendo uma das mais famosas a Torcida Jovem.

Criada em 1967 como uma extensão da Charanga Rubro-Negra, a TJF tem como mandamentos seguir o Flamengo onde ele estiver, brigar só com quem estiver procurando briga, proteger os rubro-negros de ataques adversários e nunca bater nos mais fracos.

Para garantir que pessoas de outros estados também possam fazer parte da torcida, há pelotões (ou subdivisões) em diversas regiões brasileiras, como Rio Grande do Sul e Sergipe.

Flamengo 2013 Estadio do Flamengo

Pesquisar
Artigos Relacionados