Ranking da CBF

links patrocinados

Ranking da CBF

Ranking da CBF

Sobre o Ranking da CBF

O Ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é uma forma de classificação dos clubes de futebol brasileiros. No ano de 2003, a CBF sugeriu a criação de um novo ranking histórico do nosso futebol e, a partir de então, foi criada uma “convenção de pontos”. Afinal, todos querem saber qual time, de fato, é o melhor entre todos.

Questões técnicas

Este novo ranking histórico é baseado em três pressupostos: leva em consideração somente as competições nacionais organizadas pela CBF; todos os clubes que participam da competição ganham pontos; aqueles que alcançarem uma melhor colocação nas disputas mais importantes levam mais pontos.

Por mais que seja o método utilizado atualmente para definir a classificação dos times, ainda existem erros lógicos nas contas. Por conta disso, alguns times, normalmente os que ficam pelo final da lista, podem fazer reclamações frequentemente para contestar a posição na qual foram colocados.

Em ocasiões passadas, alguns times receberam títulos que não foram concedidos no momento em que disputaram determinadas partidas. Com isso, toda a fama de uma equipe de futebol pode mudar, ao se pensar na contagem total de vitórias que um time pode ter. Em alguns casos, a diferença é de uma vitória para se classificar como melhor do que outro. Por isso, a disputa é grande entre os nomes do futebol para definir quem é realmente o melhor do Brasil.

Ranking da CBF de 2008

De acordo com o Ranking da cbf de dezembro do ano passado, em primeiro lugar está o Grêmio, seguido do Corinthians, Vasco da Gama, Flamengo, São Paulo, Atlético Mineiro, Palmeiras, Internacional, Cruzeiro e Santos.

Na sequência vem Fluminense, Botafogo, Guarani, Goiás, Sport e Coritiba. No ranking dos estados, São Paulo lidera, seguido por Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Portanto, de acordo com a classificação divulgada pela CBF, esses são os times brasileiros que melhor se classificaram nos jogos daquele ano.

Para conferir as atualizações da CBF, basta procurar na internet a tabela mais recente com a classificação de todos os times. Desse modo, o verdade fanático por futebol fica a par dos melhores nomes desse esporte do país.

CBF Ranking

CBF Ranking

Sobre a CBF Ranking

Todo tipo de competição precisa de números que incentivem a participação e a disputa entre aqueles que fazem parte do processo. Assim, a competitividade leva à vontade de melhorar, se aperfeiçoar e atingir o primeiro posto das classificações. Ainda, aqueles que chegam ao primeiro lugar tem o desejo de continuar sendo os melhores, ao invés de cair nas considerações.

Relevância do método

A cada ano, a Comissão Brasileira de Futebol (CBF) divulga o ranking dos times que fazem parte dos jogos organizados por ela. Desse modo, a noção de quem é melhor ou pior não fica restrita à lembrança de alguns jogos, mas sim ao desempenho total dos times ao longo da temporada.

Porém, a importância dos rankings não é somente para os fanáticos atuais que querem acompanhar todas as vitórias do seu time do coração. Como o sistema implantado para fazer as contas é um método de longa data, os times acumulam troféus e premiações a partir dessas definições.

Desse modo, quando o sistema é falho os times podem ser favorecidos ou prejudicados desde o início das suas atuações, fato que reflete no resultado atual do total de prêmios acumulados por todos. Como o futebol é também uma competição entre torcedores, a veracidade das informações é extremamente importante para manter os padrões entre os argumentos.

Modernidade nas contas

O atual sistema para definir a posição de cada time foi estabelecido em 2003. Entre os pressupostos, a CBF levou em consideração os seguintes fatores para chegar ao padrão final. Alguns deles são: contar somente os pontos de competições nacionais organizadas pela própria CBF, ter pontos automáticos para todos que participarem dos jogos e dar mais pontos de acordo com a importância de cada evento.

Em 2011, o ranking liberado pela CBF mostrou que o primeiro colocado esse ano foi o time do Grêmio, do Rio Grande do Sul. Logo em seguida, o Corinthians, de São Paulo, conquistou o segundo lugar e, em terceiro, o Flamengo segue na colocação.

Para ter acesso ao ranking publicado pela CBF basta procurar no site oficial da instituição futebolística. Além da classificação, o internauta pode ter acesso a diversas informações sobre a CBF.

Pesquisar
Artigos Relacionados