Quadro de Medalhas

links patrocinados

Quadro de Medalhas

Os jogos Pan Americanos de 2011 foi disputado na cidade de Guadalajara no México. O evento aconteceu entre 14 e 30 de outubro contando com mais de seis mil atletas de quarenta e dois países membros da ODEPA.

Os Jogos Pan Americanos de 2011 em Guadalajara contaram com esportes além dos presentes nas olimpíadas. Foram incluídos no Pan Americano o Rugby Sevens, o Raquetebaal, A Pelota Basca, Baseball, Boliche, Esqui Aquático, Caratê, Patinação sobre Rodas, Softball e Squash, além dos 26 esportes olímpicos tradicionais.

O quadro de medalhas do Pan Americano ficou polarizado entre dez países, sendo o Equador o decimo colocado no quadro geral de medalhas conquistadas com um total de 24 medalhas, sendo sete delas de ouro, oito delas de prata e nove medalhas de bronze.

Colocação

No Quadro de Medalha consta todos os países, porém apenas ate o vigésimo nono colocado existe premiação com conquista de medalha, o Panamá conseguiu conquistar um medalha de bronze, assim como a Guiana e Dominica, que também conquistaram uma medalha cada um.

O grande vencedor foi os Estados Unidos com um total de 236 medalhas conquistadas. A maioria das medalhas conquistadas pelos EUA foram medalhas de ouro 92 no total, eles levaram para casa ainda 79 medalhas de prata e 65 medalhas de bronze. O segundo colocado foi Cuba com cem medalhas a menos que o primeiro. Cuba levou para casa 58 mealhas de ouro, 35 medalhas de prata e 43 medalhas de bronze, totalizando 136 medalhas.

Brasil

O Brasil conseguiu garantir o terceiro lugar no quadro de medalhas dos jogos Pan Americanos de 2011. Com um total e 141 medalhas o Brasil ficou atrás de Cuba por ter ganho menos medalhas de ouro que o país caribenho. O Brasil conquistou 48 medalhas de ouro, 35 medalhas de prata e 48 medalhas de Bronze.

Medalhistas

Aprecem da quarta a vigésima nona colocação com medalhas, na ordem, México, Canadá, Colômbia, Argentina, Venezuela, Republica Dominicana, Equador, Guatemala, Porto Rico, Chile, Jamaica, Bahamas, Ilhas Cayman, Antilhas Holandesas, Costa Rica, Uruguai, Peru, Trinidad e Tobago, São Cristóvão e Nevis, El Salvador, Barbados, Bolívia e Paraguai.

Jogos Pan Americanos

Quem acompanhou de perto o noticiário esportivo do Brasil em 2011 deve ter ouvido falar bastante sobre os jogos Pan-Americanos, que acontecerem na cidade de Guadalajara, no México. Seguindo a intenção do nome, os jogos normalmente acontecem em alguma das três regiões do continente, sendo que a escolha é feita pela estratégia de rodízio.

Surgimento da competição

A periodicidade dos Pan-Americanos é de quatro anos e engloba a América Central, do Sul e do Norte. A possibilidade de esportes a serem jogados segue a mesma orientação das Olimpíadas, sendo que existem algumas modalidades não previstas no Programa Olímpico. A primeira edição foi realizada em 1951 em Buenos Aires, capital da Argentina.

A idéia inicial que fez surgir os jogos Pan-Americanos foi de organizar uma competição entre as Américas para desenvolver o esporte na região. A princípio seria somente uma “competição regional” para atingir o objetivo proposto. Dessa idéia nasceu o I Congresso Esportivo Pan-americano em 1940.

A princípio, a primeira edição dos jogos Pan-Americanos seria realizada dois anos após a realização do Congresso. O envolvimento dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial e o ataque japonês a Pearl Harbour fez com que os planos fossem adiados. Uma vez com os conflitos encerrados e as Olimpíadas de 1948 superadas, definiu-se novamente a organização dos Jogos.

Testes obrigatórios

Os países considerados membros fundadores dos Pan-Americanos são em 23: Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Chile, Cuba, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Guiana, Haiti, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.

Assim como acontece em qualquer outro tipo de evento esportivo, os Jogos Pan-Americanos também precisam fazer a fiscalização antidoping. Desde o momento quando começaram a registrar tais casos, em 1983, foram contabilizados 19 casos e a maioria destes são por anabolizantes. Quando um atleta conquista a medalha e depois é identificado no antidoping, o então vencedor perde a medalha.

Para saber tudo sobre os Jogos Pan-Americanos basta ficar ligado nas últimas notícias sobre as competições e acompanhar cada resultado. O Brasil normalmente tem grande participação e volta para casa com boa quantidade de medalhas conquistadas. Muitos brasileiros tentam viajar ao local dos jogos para assistirem de perto cada vitória.

Pesquisar
Artigos Relacionados