Principais Clubes do Futebol Italiano

links patrocinados

Principais clubes do futebol italiano

O futebol italiano é um dos mais valiosos do planeta, o que pode ser percebido assim que damos uma olhada na seleção do país, conhecida como Squadra Azzurra, que já conquistou quatro títulos mundiais e é a seleção mais próxima do Brasil em número de títulos da Copa do Mundo. Em termos locais, o campeonato italiano integra a elite europeia, juntamente com Espanha e Inglaterra, sendo um dos torneios mais assistidos em todo o mundo.

Em termos de clubes, a Itália também se destaca. Na edição de 2013, por exemplo, o país contou com três equipes na Champions League, maior competição de clubes do planeta: Juventus, Napoli e Milan. Além destes, outros grandes clubes também se destacam na Itália, podendo ser considerados os principais clubes do futebol italiano. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre estas equipes.

Grandes clubes do futebol italiano

Principais clubes do futebol italiano Conheça os Principais clubes do futebol italiano

Na temporada 2013-2014 do futebol italiano, têm se destacado equipes como Juventus, Roma, Napoli e Fiorentina, que atualmente integram o topo da tabela no Campeonato Italiano. O ano tem sido frustrante para grandes clubes, como o Milan, que tem ficado com frequência na parte de baixo da tabela da competição. Por outro lado, o Milan foi o único clube italiano a permanecer na Champions League após o final da fase de grupos.

Além das equipes já mencionadas, outras que se destacam consideravelmente no futebol italiano são Lazio e Inter de Milão.

Conheça as Principais clubes do futebol italiano

Principais clubes do futebol italiano em número de títulos

Os títulos não são o único indicativo da grandeza de um clube ou seleção, mas ajudam a definir quem são as equipes mais poderosas de um país. E, neste quesito, a Juventus lidera com folga a lista. A equipe possui 29 títulos nacionais, tendo conquistado as duas últimas edições e caminhando a passos largos para o terceiro título consecutivo.

Em seguida, destaca-se a rivalidade entre Internazionale e Milan, ambas sediadas na cidade de Milão. Cada um destes clubes possui 18 títulos nacionais. No caso da Inter, o destaque vai para as conquistas do século XXI: no Campeonato Italiano, o clube conquistou cinco títulos seguidos, entre 2006 e 2010. O Milan, por sua vez, foi o vencedor da competição em 2011, antes do início da soberania da Juventus.

Principais clubes do futebol italiano - saiba mais

Outras equipes

Na tabela de títulos nacionais, a Lazio é uma das equipes mais curiosas. Apesar de ser um dos grandes clubes do futebol italiano, a Lazio tem apenas dois títulos nacionais, atrás de clubes que, hoje, são pouco competitivos, como Torino (onze títulos), Genoa (nove títulos), Bologna (sete títulos) e outros. Apesar da galeria de troféus escassa, a Lazio é um dos clubes mais temidos em campo no futebol italiano.

Principais clubes do futebol italiano - saiba mais

Características

O futebol italiano é marcado por seu caráter fortemente defensivo, com poderosas “retrancas”. Por isso, as competições locais costumam ter uma média de gols inferior à dos torneios da Espanha e da Inglaterra, por exemplo. Isso também se reflete na seleção italiana: em 2006, por exemplo, a Azzurra conquistou o título utilizando um esquema 4-5-1, extremamente defensivo.

Pesquisar
Artigos Relacionados