Por que a dieta sem lactose não é a mais indicada para pessoas que querem emagrecer?

links patrocinados

Por que a dieta sem lactose não é a mais indicada para pessoas que querem emagrecer?

A dieta sem lactose faz com que o indivíduo deixe de ingerir leite e também os seus derivados. Isso porque acreditava-se que cortar esse grupo de alimentos da dieta contribuía para o processo de emagrecimento, já que a bebida ainda pode causar inflamações e a proteína do leite leva ao ganho de peso. Mas, ao contrário do que se pensa, o leite e os seus derivados proporcionam uma infinita série de benefícios para a saúde e ainda é capaz de ajudar na perda de peso.
Entenda aqui porque a dieta sem lactose não é a mais indicada para pessoas que querem emagrecer.

Este método realmente emagrece?

Por que a dieta sem lactose não é a mais indicada para pessoas que querem emagrecer? Saiba Por que a dieta sem lactose não é a mais indicada para pessoas que querem emagrecer?

Velho mito sobre o leite e seus derivados quanto ao sobrepeso e a obesidade é que quando você retira esse alimento da sua dieta diária, acaba diminuindo as calorias ingeridas. Assim, se a pessoa consome menos, irá automaticamente perder peso.

Por isso, é correto afirmar que além de não engordar, o leite pode ajudar a emagrecer, graças ao cálcio, presente na composição do mesmo (dieta sem lactose). Além disso, o leite ainda proporciona a sensação de saciedade.

Emagrecer

Os mitos existentes sobre o leite e o ganho de peso

Os estudiosos que defendem a dieta sem lactose argumentam que a proteína do leite contribui e muito para o ganho de peso. Mas não é correto afirmar isso, já que todas as proteínas, independentemente da sua origem, possuem um valor calórico definido por cada grama.

Outro ponto defendido pela dieta sem lactose é de que o leite causa o estufamento da barriga. Mas, isso só acontece com pessoas que possuem intolerância à lactose por causa da fermentação excessiva do alimento.

Outros adeptos da dieta sem lactose afirmam que o leite causa inflamações no organismo, favorecendo assim a obesidade e o sobrepeso. Apesar do leite possuir gorduras saturadas, somente quando são ingeridas em excessos causam inflamações.

Por que a dieta sem lactose não é a mais indicada para pessoas que querem emagrecer? - saiba mais

Os problemas que a falta de leite e seus derivados causam na alimentação e na saúde

A melhor maneira de se adquirir cálcio é investir no consumo de leite e seus derivados e não na dieta sem lactose. Isso porque o cálcio é extremamente importante para a saúde dos nossos dentes e dos nossos ossos. A falta da quantidade essencial de cálcio no organismo humano acaba aumentando os riscos da instalação de uma osteoporose, doença que acontece quando o material dos ossos antigos é reabsorvido pelo corpo se os ossos não se renovam da forma como deveriam ou ainda quando o corpo deixa de formar um novo material ósseo suficiente, o que acaba deixando-os mais finos e fracos, vulneráveis à fratura.

Por que a dieta sem lactose não é a mais indicada para pessoas que querem emagrecer? - saiba mais

Saiba mais

Além disso, esses alimentos da dieta sem lactose são a maior fonte de lactobacilos, necessárias para a manutenção da microbiota intestinal, ou seja, o bom funcionamento do intestino.

Além de todos os malefícios já citados da dieta sem lactose, ela ainda pode ser extremamente prejudicial para adolescentes saudáveis. Isso porque até os 20 anos, as pessoas precisam ingerir boas quantidades de sódio, para conseguir a densidade óssea ideal. Por isso, caso o leite e seus derivados sejam substituídos por outras fontes de cálcio, as chances de o indivíduo ter uma osteoporose aumenta.

Pesquisar
Artigos Relacionados