Pesca Esportiva

Pesca Esportiva

Pesca Esportiva

A Pesca Esportiva é uma atividade de competição envolvendo o ato de pescar – recebe essa definição e nome para se diferenciar dos outros tipos de pesca. Ou seja, é diferente da comercial (onde se pesca com o objetivo de venda e lucro do produto) e da pesca de sobrevivência (quando se pesca como forma de sobreviver determinado ambiente ou situação). Apesar de levar o nome de pesca esportiva, ela pode tanto envolver o lazer quanto campeonatos e disputas em si, dependendo muito da situação e das pessoas envolvidas – pode também levar o nome de pesca de lazer ou ainda a chamada pesca amadora, ou seja, envolve o ato de pescar como um hobby.

A maioria dos pescadores utilizam iscas variadas (artificiais ou não), além de carretilhas e molinetes. A pesca pode ser realizada em rios, mares, lagos ou até mesmo tanques em locais chamados de “pesque e pague”, onde o indivíduo passa a tarde toda realizando a pesca e no final pesa os peixes e paga pela quantidade pescada. Apesar de ser popular, esse método não é o preferido dos pescadores, pois não há grande variedade nos tipos de peixes, tampouco na qualidade da carne em si (os animais são alimentados quase que exclusivamente com rações e outros farelos).

Os pescadores experientes frequentemente também utilizam técnicas próprias para atrair os peixes, como inserir na linha diferentes objetos coloridos que chamam a atenção até o momento que o peixe visualiza a isca. Boa parte desses objetos são criados pelos próprios pescadores. Também existem diferentes tipos de pesca no sentido de quantidade e quais peixes são pescados, pois os menores podem ser pegos vários de uma vez, como é o caso do atum, por exemplo. O tamanho dos barcos também varia, posto que um pequeno não seria ideal para carregar grandes quantidades de peixes.

Mais informações

A pesca esportiva é geralmente uma atividade realizada em grupo, seja entre amigos ou familiares, posto que há um perigo grande em passar grande parte do tempo sozinho no oceano ou em um rio. Em muitos casos, também é o motivo para diferentes viagens turísticas, um potencial enorme ainda não aproveitado pelo Brasil, que possui muitas opções de praias, variedades de espécies e também uma extensa área de costa marítima. Mesmo assim, se investe pouco em infra estrutura no sentido de oferecer boas acomodações aos turistas (sejam brasileiros ou estrangeiros), bem como opções de restaurantes e lazer ao redor da costa.

Na América do Norte é extremamente popular, tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá, sendo que ambos possuem até mesmo uma cultura da pesca como lazer, investimentos em equipamentos e divulgação em mídias específicas (como revistas, sites e blogs, por exemplo). Algumas das espécies mais famosas entre os pescadores, seja tanto pelo desejo de captura quanto pelo sabor do peixe em si, incluem: Carpa, Trura, Dourado, Pintado, Salmão, Traíra, Robalo, Marlim, Bonito, Barracuda, entre outros. A sugestão para quem se interessa na área é procurar mais informações em sites e afins, sobre as melhores praias e algumas técnicas e equipamentos de pesca que possam deixar a sua experiência ainda mais prazerosa.

Fotos

Confira Fotos da Pesca Esportiva:

Pesca esportivaPesca esportiva
A pesca esportiva pode envolver o lazer como a competiçãoA pesca esportiva pode envolver o lazer como a competição
Geralmente ela é um hobby para quem o praticaGeralmente ela é um hobby para quem o pratica

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados