Pecúlio da Previdência Privada

Pecúlio da Previdência Privada

Pecúlio da Previdência Privada

Sobre o Pecúlio

O pecúlio da previdência privada é um benefício extra adquirido em conjunto com a previdência oficial ou privada que provém de uma reserva destinada a este fim. Ou seja, o trabalhador tem uma quantia mensal descontada da folha de pagamento por um determinado prazo. Terminado o período, todo o dinheiro é devolvido ao poupador em forma de poupança ou parcelado como aposentadoria vitalícia, com juros e corrigidos.

O pecúlio é diferente do seguro de vida porque funciona muito parecido com a aposentadoria. As pessoas geralmente fazem essa poupança para ter esse dinheiro extra quando não puderem ou não quiserem mais trabalhar. O dinheiro que lhe será pago depende de quanto se contribuir.

Em caso de falcimento do poupador este dinheiro pode ser requerido. Assim, as parcelas ou a poupança será repassada para os dependentes. É nesta situação que as pessoas confundem o pecúlio com o seguro de vida.

Diferença entre pecúlio e seguro de vida

A grande diferença entre os dois está em que o pecúlio pode ser retirado pelo próprio poupador em vida e usufruído por ele durante a aposentadoria, por exemplo. Já o seguro de vida é um contrato através de apólice que visa indenização em prêmio para o segurado (seu dependente) em caso de mrte ou invalidez permanente que lhe impeça de trabalhar. Ou seja, o pecúlio não depende de fatos aleatórios. Vencido o prazo da poupança, o poupador resgata o valor.

Declaração no imposto de renda

Em caso de mote antes do prazo de vencimento da poupança, o beneficiário tem o direito de receber tal dinheiro. E por ter recebido esta quantia, é necessário declarar em imposto de renda. Então o pecúlio da previdência privada pago neste caso, o beneficiário deve informar na declaração na ficha de Rendimentos Isentos e Não-Tributáveis. No saque, esses rendimentos são informados na ficha de Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Jurídicas.

Por que previdência privada

Para fazer um pecúlio o trabalhador deve se dirigir a uma agência previdenciária que pode ser a oficial ou privada. A previdência é um sistema que acumula recursos que garantam uma renda mensal no futuro, especialmente no período em que se deseja parar de trabalhar. A previdência privada é uma poupança extra àquela feita na previdência oficial. Recorrer a esse formato de previdência se tornou comum porque os benefícios do governo ficam cada vez menores.

GD Star Rating
loading...
Pecúlio da Previdência Privada, Nota: 4.4 de 5 com 9 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados