Os benefícios das gorduras na dieta
As lojas de produtos naturais e as prateleiras das milhares de farmácias foram invadidas pela gordura, sejam elas em óleo ou em cápsulas. Isso porque entre os principais benefícios das gorduras, está o poder de emagrecimento.
Confira mais
Óleo de linhaça, o óleo de gergelim, o ômega 3, o óleo de cártamo e o óleo de coco vêm ganhando cada vez mais espaço na vida de pessoas que buscam perder aqueles quilinhos extras. Em contrapartida, a gordura considerada natural dos alimentos seguem um caminho contrário, já que são as primeiras a sair do cardápio de quem quer adotar um estilo de vida mais saudável e perder peso.
Mas, ao contrário do que se pensa, as gorduras são capazes de aumentar a sensação de saciedade e por isso, não devem ser retiradas da dieta. Conheça aqui os benefícios da gordura.
O poder das gorduras
Apesar das gorduras serem diferentes, quanto falamos de composição, uma das outras elas são realmente intrigantes. As gorduras insaturadas agem como verdadeiros guardiões, protegendo o coração e prevenindo a instalação de processos inflamatórios. Já as gorduras saturadas estão diretamente associadas ao amento de doenças cardiovasculares. Dessa maneira, a diferença entre esses tipos de gorduras podem ser o fator que contribuiu para o aumento da utilização de suplementos alimentares e ainda a redução de gordura no prato durante as refeições. Mas, nenhum suplemento alimentar pode e é capaz de substituir as gorduras no prato. Isso porque eles não são capazes de gerar uma perda de preso e alguns até podem aumentar a taxa de colesterol ruim.
Por isso, é muito importante que pelo menos cerca de 30% dos cardápios do dia a dia seja composto por gordura. Assim, raramente será necessário fazer uso dos suplementos alimentares.
Por que continuar com esse grupo de alimento no cardápio?
Retirar as gorduras da alimentação é errado, apesar do elevado teor calórico e de todas as associações negativas com o mesmo. Isso é válido até mesmo para as pessoas que querem perder peso.
Em geral, as gorduras são fundamentais no transporte de vitaminas, no processo de produção de hormônios, aumentam o poder de saciedade, participam da função anti-inflamatória e da função imunológica e são componentes das membranas celulares.
E quem não concorda que fica muito mais fácil perder peso quando o cardápio é saboroso e gostoso? Além disso, ninguém consegue seguir por muito tempo um plano alimentar monótono.
Mais informações
É muito importante saber que o equilíbrio ocorre de maneira natural ao substituirmos as carnes vermelhas por peixe. Isso não significa que se deve abolir a ingestão de carnes vermelhas, e sim que é necessário comer mais vezes na semana um peixe. Além disso, também é necessário ressaltar que os óleos vegetais devem continuar fazendo parte do modo de preparo das refeições diárias. O cuidado deve ser tomado quanto a quantidade de cada refeição.
Vale ressaltar que a grande verdade é que, não há proteção melhor do que aquela que um prato de comida bem colorido, gostoso e variado pode trazer para a saúde.