Origem dos Jogos Olímpicos

links patrocinados

Origem dos Jogos Olímpicos

Sendo a modalidade esportiva mais importante para os atletas de muitas áreas, confira um pouco sobre a Origem dos Jogos Olímpicos.

A Origem dos Jogos Olímpicos à mais de 700 anos A.C.

Origem dos Jogos Olímpicos Conheça a Origem dos Jogos Olímpicos

Origem dos Jogos Olímpicos se dá por volta de 776 anos a.C. na Grécia Antiga. A tradicional competição de jogos era feita em forma de uma grande homenagem aos deuses que eles acreditavam, como o grande Zeus. Os esportistas selecionados para participar dos grandes Jogos Olímpicos eram de várias regiões da Grécia. O nome Olimpíadas é uma derivação do nome da cidade-estado onde eram realizados os jogos, Olímpia.

Um dos principais objetivos da Origem dos Jogos Olímpicos ainda era aproximar membros de várias cidades-estados e prosperar a boa convivência e a paz entre os povos gregos. Como uma sociedade antiga muito bem organizada, os jogos seguiam esse padrão, sendo um exemplo de coletividade e programação.

Jogos Olímpicos

A importância dos jogos para os povos da Grécia

Algumas das modalidades disputadas eram a de tiro ao alvo, luta, corrida, corrida à cavalo, arremesso e outros esportes. Uma das maiores vantagens em se ganhar uma desses jogos da Origem dos Jogos Olímpicos era que os atletas passavam a ser enxergados como verdadeiros heróis onde viviam. Era uma grande honra ser o vencedor de um desses títulos de vitória.

Outro objetivo de concorrer logo na Origem dos Jogos Olímpicos é mostrar a importância que os povos davam a seus próprios corpos. A sociedade grega foi durante muito tempo e ainda está sendo estudada por diversos tipos de pesquisadores e cada vez se descobre coisas surpreendentes sobre essa civilização.

Confira a Origem dos Jogos Olímpicos

Origem dos Jogos Olímpicos: a decadência dos jogos

A Origem dos Jogos Olímpicos é dada muito pela homenagem que esses povos buscavam dar a seus deuses, entretanto, os costumes gregos começaram a entrar em decadência, por causa de uma associação com os romanos, um povo dominador e de grandes conquistas. Assim, os jogos foram sendo esquecidos e dando lugar aos espetáculos que os povos romanos apreciavam.

Aproximadamente no ano 392 d.C. Teodósio, o então Imperador Romano daquela região resolveu se converter para a religião Cristã e os jogos foram proibidos, assim como qualquer ritual ou manifestação de adoração a outros deuses, que não o cristão. A Origem dos Jogos Olímpicos só foi retomada séculos depois.

Origem dos Jogos Olímpicos - saiba mais

A volta dos Jogos Olímpicos na Grécia

Depois da Origem dos Jogos Olímpicos e sua decadência na região, foi somente no final do século XVIII que eles voltam a se manifestar primeiro na França com alguns eventos esportivos e depois no mundo. Foi somente um século depois, em 1896, que as Olimpíadas foram para a capital Atenas, voltando para a Grécia da Idade Moderna.

Atualmente, outras modalidades foram inseridas dentro dos Jogos Olímpicos e o evento é feito a cada 4 anos em países diferentes. Agora também a divisão em Jogos de Verão e os Jogos de Inverno, no qual participam esportes que precisam de gelo ou neve, como patinação no gelo e ski. Em 2016, os Jogos Olímpicos de Verão serão realizados no Brasil, e a sede será a cidade do Rio de Janeiro.

Pesquisar
Artigos Relacionados