Nota Fiscal Eletrônica Sorocaba SP

links patrocinados

Nota Fiscal Eletrônica Sorocaba SP

Nota Fiscal Eletrônica Sorocaba SP

O sistema de Nota fiscal Eletrônica, também conhecido pela abreviação NF-e, consiste na documentação digital dos documentos fiscais gerados em compras de produtos ou prestação de serviços. Estas notas fiscais são armazenadas digitalmente, podendo ser enviadas por email, caso o consumidor assim deseje. O sistema NF-e começou a funcionar no Brasil em setembro de 2006, em substituição a alguns tipo específicos de notas fiscais.

A Nota Fiscal Eletrônica foi criada após a realização de uma parceria do ENCAT com a Receita Federal brasileira. Além da nota fiscal, esta parceria rendeu também outros programas de informatização: a escrituração contábil e a escrituração fiscal.

Atualmente, seis estados brasileiros têm a NF-e disponível: Maranhão, Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Goiás e Rio Grande do Sul. Com a NF-e, estes estados podem aumentar sua arrecadação, pois há maior segurança contra a sonegação de impostos. Mas não é apenas o poder público quem sai ganhando. Com a NF-e, as empresas reduzem custos de impressão e armazenagem de notas fiscais.

Nota Fiscal Paulistana

Setores como o de combustíveis e o de cigarros têm, como obrigação, emitir a NF-e. A obrigatoriedade foi estendida para os setores atacadista, distribuidor e industrial a partir de 2009. Contudo, devido às diversas vantagens do sistema, outros setores começaram a aderir ao programa de maneira voluntária.

Vantagens da NF-e

A Nota Fiscal Eletrônica representa um grande avanço tecnológico em relação à sua antecessora, a nota fiscal impressa. As empresas e indústrias, por exemplo, têm como vantagem a agilização dos processos tributários, além da economia com transporte de papel e impressão. Já os consumidores reduzem drasticamente o risco de cometer algum erro de digitação em processos de escrituração. Com a NF-e, o e-commerce também ganha força, pois a emissão eletrônica da nota possui valor jurídico.

Nota Fiscal Eletrônica

NF-e em Sorocaba

Diversos estabelecimentos comerciais de Sorocaba já aderiram ao sistema de Nota Fiscal Eletrônica. No site da prefeitura do município é possível obter a lista completa destes estabelecimentos. Se você deseja utilizar o sistema, verifique se o prestador de serviços está participando do programa e, caso esteja, basta informar seu CPF no ato da compra. Assim, você ajuda na arrecadação da cidade e se assegura de que a nota fiscal será armazenada de maneira segura.

Caso você precisa da nota fiscal posteriormente, será necessário apenas informar seu CPF na seção NF-e da página da prefeitura. Outra opção é solicitar, no ato da compra, que a nota seja enviada para seu email.

Se você é um prestador de serviços em Sorocaba e pretende cadastrar seu estabelecimento no programa Nota Fiscal Eletrônica, acesse o site da prefeitura da cidade e siga as instruções. Posteriormente, para emitir a NF-e, você precisará apenas acessar o sistema e informar o CPF do comprador.

Documentos Fiscais OnlineSistema de Nota Fiscal Eletrônica- Sorocaba

Confira um vídeo da prefeitura de Sorocaba:

Pesquisar
Artigos Relacionados