Nota Fiscal Eletrônica Osasco SP

links patrocinados

Nota Fiscal Eletrônica Osasco SP

Nota Fiscal Eletrônica Osasco SP

O sistema NF-e, ou Nota Fiscal Eletrônica, consiste na emissão e armazenagem digital de documentos fiscais provenientes de prestação de serviços ou aquisição de mercadorias. As notas ficam disponíveis no sistema do programa para posterior consulta, sendo possível também o envio por email no ato da compra, caso o consumidor solicite. O sistema começou a operar no Brasil em 2006, substituindo determinados tipos de notas fiscais.

O sistema foi criado após a união entre a Receita Federal brasileira e o ENCAT, um encontro entre coordenadores e administradores tributários do Estado) e a Receita Federal do Brasil. Além da NF-e, esta parceria originou também outros dois sistemas de emissão eletrônica de documentos: escrituração fiscal e escrituração contábil.

Estados que utilizam a NF-e

Atualmente, seis estados brasileiros se utilizam da Nota Fiscal Eletrônica: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Goiás e São Paulo. Através do sistema, os estados e municípios conseguem maior arrecadação de impostos, graças à inibição da sonegação fiscal. Além do poder público, empresas e consumidores também têm uma série de vantagens ao utilizar o sistema.

Nota Fiscal Eletrônica Osasco SP - implantação

Os setores de combustíveis e cigarros utilizam o sistema obrigatoriamente desde sua criação, em setembro de 2006. Os segmentos atacadistas, industriais e de distribuição passaram a adotar o NF-e de forma obrigatória a partir de 2009. Contudo, por oferecer diversas vantagens, o NF-e possui também milhares de empresas que aderiram ao sistema de forma voluntária.

Vantagens para empresas e consumidores

Em relação às notas fiscais tradicionais, impressas, a NF-e apresenta uma série de avanços. No caso de indústrias e empresas, por exemplo, é possível agilizar de maneira considerável diversos processos tributários, além de economizar com toda a estrutura necessária para impressão dos documentos – como aquisição, transporte e armazenagem de papel, por exemplo.

 Osasco SP Nota Fiscal Eletrônica

Os consumidores, por sua vez, praticamente eliminam a possibilidade de cometer algum erro de digitação em processo escriturários. Por fim, a Nota Fiscal Eletrônica é uma grande estimuladora do comércio eletrônico, devido à possibilidade de se criar, digitalmente, um documento com validade jurídica.

Nota Fiscal Eletrônica em Osasco

A cidade de Osaco, na região metropolitana da capital paulista, conta com diversos estabelecimentos comerciais e industriais que já aderiam ao programa Nota Fiscal Eletrônica. No site da prefeitura da cidade é possível encontrar a relação completa destes estabelecimentos. Caso você deseje receber a nota fiscal eletrônica em alguma compra, verifique antes se o estabelecimento em questão está cadastrado no sistema. Caso esteja, você precisará apenas informar seu CPF quando realizar a compra. Desta forma, o consumidor ajuda na arrecadação de Osasco.

Se você necessitar do documento posteriormente, basta acessar o sistema informando o número de seu CPF. Há, também, a possibilidade de solicitar a nota fiscal por email, mas isso deve ser feito no ato da compra.

Empresas ainda não cadastradas no sistema podem se inscrever através do formulário próprio, disponível no site da prefeitura de Osasco. Em seguida, basta imprimir o comprovante e apresentá-lo na Secretaria de Finanças do município, juntamente com o documento de identidade do proprietário do estabelecimento.

Nota Fiscal Eletrônica Osasco SP - como emitir Como emitir Nota Fiscal Eletrônica Osasco SP

Nota Fiscal Eletrônica Osasco SP

Confira um vídeo sobre a Nota Fiscal Eletrônica:

Pesquisar
Artigos Relacionados