Nota Fiscal Eletrônica Guarulhos-SP
A nota fiscal eletrônica na cidade de Guarulhos em São Paulo é obrigatória desde o ano de 2011. Implantada gradualmente hoje os prestadores de serviço que não se regulamentarem ao novo sistema serão multados. Trata-se de um sistema digital para a emissão das notas fiscais sob o Imposto Sobre Serviços- ISS.
O projeto do governo federal que faz parte do Sistema público de Escrituração Digital-SPED, está presente em 21 estados brasileiros e pretende chegar a todos o país com o objetivo de padronizar o sistema de fiscalização da circulação dos produtos e serviços.
Além disso, as notas fiscais eletrônicas substituem totalmente o uso das notas fiscais impressas.
Como Funciona
Um sistema inteiramente digital que permite desde a emissão até o armazenamento das notas fiscais de forma eletrônica. O sistema tributário passa a fazer o recolhimento do ISS apenas pelo computador.
Para isso o emissor das notas fiscais deve se credenciar a Secretaria da Fazenda de Guarulhos. No momento do cadastro precisa apresentar os dados do CPF ou CNPJ e a sua assinatura digital no padrão ICP Brasil. Ao completar o credenciamento você receberá uma senha de acesso ao sistema de emissão das NFSe. Agora você deve baixar o programa de emissão das NFS no seu computador para dar início as emissões.
Para fazer a emissão dos documentos fiscais acesse o sistema e insira os dados referentes a notas fiscais que serão emitidas. Em seguida transmita os dados para a SEFAZ, se a emissão for completada você receberá uma Autorização de Uso que deve acompanhar as mercadorias quando estiverem em circulação. Ela também serve para comprovar a existência da NFSe. O sistema faz o cálculo do imposto a ser pago automaticamente e após encerrar a emissão você também terá acesso a guia de pagamento do imposto.
Dicas e Orientações
Atenção antes de lançar os dados fiscais no programa confira e analise se estão adequados ao novo sistema.
Se tiver dúvidas sobre a NFSe converse com o seu contador, ou acesse o site da Secretaria da Fazenda, lá você vai encontrar os manuais e tutoriais que poderão ajudar você durante a emissão.
Treine seus funcionários para realizarem os lançamentos no novo programa com muita atenção; pois se algum dos dados lançados no sistema estiverem incorretos, mesmo que número do CNPJ ou CPF , o sistema é bloqueado;
Todas as empresas até mesmo as pequenas devem ter um sistema p´roprio para o lançamento das Notas Fiscais Eletrônicas.
Melhorias do sistema de NFSe
A diferença do novo sistema para o antigo, é que as tradicionais notas fiscais eram impressas em até cinco vias , a primeira era entregue para o cliente, a segunda ficava na empresa e a terceira via acompanhava a mercadoria , a quarta era enviada para a administração tributária e a quinta via era entregue ao contador. O novo serviço dispensa a nota fiscal impressa e também o armazenamento impresso, a partir de agora o armazenamento deve ser feito apenas nos terminais eletrônicos.
Além da facilidade no procedimento, rapidez e mais segurança, o governo quer promover mais transparência na fiscalização.
Nota Fiscal Eletrônica Guarulhos-SP
Confira um vídeo e entenda como funciona a Nota Fiscal Eletrônica: