Ninjutsu

links patrocinados

Ninjutsu

Ninjutsu

Sobre o Ninjutsu

O ninjutsu é uma arte marcial que começou a ser praticada no Japão no século VI, o período feudal japonês. Para os historiadores essa técnica surgiu da necessidade em se cometer crimes políticos.

Foram os ninjas os principais praticantes da arte do ninjutsu. Os ninjas eram espiões contratados para se infiltrarem em casas e outros tipos de localidades para aniquilar sorrateiramente os inimigos dos seus patrões.

Normalmente, os ninjas invadiam as fortificações do exército inimigo do feudo em que moravam para matar os generais de cada exército, assim os combatentes ficavam sem líder e sem estratégia de batalha e eram facilmente derrotados.

Cada clã de ninja, conhecido também por Shinobi, possuía a especialidade em uma técnica de batalha. A visão que temos hoje dos ninjas foi fruto do cinema norte-americano, pois para os japoneses os ninjas e a técnica do ninjutsu foram muito importante para a formação do país.

Código de ética do Ninjutsu

Todos os ninjas seguem um código de ‘ética’, composto por 17 diciplinas básicas que fazem parte do aprendizado:

Bajutsu (equitação)
Bokujutsu (Arte da lança e bastão)
Boryaku (estratégia militar)
Chi-mon (geografia)
Choho (espionagem)
Hensojutsu (Arte dos disfarces e camuflagem)
Intonjutsu (Arte da evasão)
Kayakujutsu (Arte dos explosivos e pirotecnia)
Kusarigamajutsu (Arte da Foice com Corrente)
Nunchackujutsu (Arte do Nunchacku)
Seishin-teki kyoyo (espiritualidade)
Shinobi-iri (ocultação)
Shurikenjutsu (Arte da Shuriken)
Sui-ren (treino aquático)
Taijutsu (Arte corporal)
Tekkojutsu (Arte da espada)
Tenmon (meteorologia)

Técnicas do Ninjutsu

O ninjutsu desenvolve duas técnicas básicas: a de ataque, Daken-taijutsue, que consiste na utilização do próprio corpo como arma e a de defesa, Ju-taijutsu, que consiste basicamente em técnicas de esquiva e de fuga.

Artes marciais de origem brasileira

Confira uma lista com algumas das principais artes marciais de origem brasileira.

Sobre a arte marcial mais famosa no Brasil: capoeira

A capoeira é uma das artes marciais de origem brasileira com maior destaque no país pela sua forte tradição nacional ao longo da história. Também podendo ser chamada de dança, essa prática foi criada pelos escravos africanos na época do Brasil colonial, como uma forma de treinar a defesa pessoal contra os senhores de engenho e outras autoridades.

Artes marciais de origem brasileira Conheça as Artes marciais de origem brasileira

Apesar de suas características já serem observadas na África antes disso, ela surgiu com tudo no país durante o século XVIII em terrenos de vegetação mais rala chamados de “capoeiras”, daí o nome do esporte. Sendo uma das artes marciais de origem brasileira, com a abolição da escravatura em 1888, a prática se tornou mais urbana e hoje faz parte da cultura popular do país.

Saiba as Artes marciais de origem brasileira

Artes marciais de origem brasileira: o jiu-jitsu brasileiro

O Jiu-Jitsu é uma técnica que nasceu no Japão ainda no início do século XX, mas que sofreu algumas adaptações e se tornou outra das artes marciais de origem brasileira. Tudo começou com a imigração do japonês Mitsuyo Maeda para o Pará, que trouxe essa luta para o país e, junto a outras pessoas, acabou criando e popularizando essa modalidade no Brasil.

Como uma das artes marciais de origem brasileira, a diferença do jiu jitsu original para o jiu jitsu nacional permite fechar os pés, ao contrário do japonês. De acordo com o original, o adversário que ficar imobilizado por pelo menos 25 segundos perde aquela rodada, mas no Brasil, não há um limite de tempo, já que o foco é a luta no chão.

Artes marciais

Sobre a criação do Kombato

Outra das artes marciais de origem brasileira é o combato, que tem a sua criação datada do ano de 1989, sendo uma técnica recente. Ela é utilizada principalmente como defesa pessoal, mas também se tornou um ensinamento de escolas militares e de segurança de terceiros.

É uma modalidade mista que utiliza socos, chutes e torções, mas que também valoriza o uso de armas brancas e de fogo, como facas e bastões de diversos materiais. Sendo uma das artes marciais de origem brasileira, há uma hierarquia de graduações, em que cada uma corresponde a um tipo de ensinamento diferente.

Artes marciais de origem brasileira  - saiba mais

Artes marciais de origem brasileira: luta indígena e nacional

O Huka-huka é também uma das artes marciais de origem brasileira, sendo que esta teve suas técnicas criadas pelos povos indígenas do estado do Mato Grosso. Os índios do povo Xingu utilizam essa modalidade como uma forma de competição entre os índios, sendo que sua principal característica é que ela é feita com ambos os adversários ajoelhados.

Outra modalidade criada por povos indígenas é a Luta Marajoara. Alguns estudiosos defendem que entre as artes marciais de origem brasileira, essa seria a única essencialmente nacional. Ela se trata de um combate que se iniciou com caboclos, utilizando mais a interação entre os adversários do que a violência.

GD Star Rating
loading...
Ninjutsu, Nota: 3.8 de 5 com 5 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados