NBB Novo Basquete Brasil

links patrocinados

NBB Novo Basquete Brasil

NBB – Novo Basquete Brasil

Uma das melhores maneiras de manter a forma e obter uma boa saúde é através do exercício físico. Muitos esportes suprem as necessidades do atleta ou da pessoa que o pratica, no entanto poucas atividades físicas conseguem ser tão motivadoras quanto o basquete. Apesar de em território brasileiro ainda não ser um esporte tão difundido, como é nos Estados Unidos, o basquete vem adquirindo adeptos de várias classes sociais, que veem no exercício físico de fazer uma bandeja, enterrar ou apenas fintar, uma forma de movimentar suas vidas.

Sobre a CBB

Responsável pela organização de torneios e campeonatos, principalmente dos Campeonatos Brasileiros de Basquete feminino e masculino, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) é uma instituição formada no ano de 1933, que possui sede na cidade do Rio de Janeiro e tem como presidente atual Carlos Nunes. Afiliada à Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) e ao Comitê Olímpico Brasileiro, a CBB nunca conseguiu obter uma medalha de ouro em todas as edições das Olimpíadas de Verão, porém adquiriu medalhas de ouro em Pan-Americanos, como os de 1971, 1987, 1999, 2003 e 2007.

História do NBB

O Novo Basquete Brasil (NBB) é um torneio realizado pela Liga Nacional de Basquete, que antes tinha a denominação de Campeonato Brasileiro de Basquete. O objetivo da mudança foi de agregar um número maior de espectadores nos jogos de basquete, chegando ao mesmo público que os campeonatos de vôlei. Disputada por 14 times, a primeira edição do evento ocorreu entre os dias 28 de agosto de 2008 e 18 de julho de 2009. O último campeão do torneio (2011/2012) foi o time da cidade de Brasília, que derrotou outros 14 grupos para chegar ao primeiro lugar do pódio.

Formato e campeões

Seguindo as regras e normas do regulamento formulado pela FIBA, o Novo Basquete Brasil possui cinco fases, sendo a primeira denominada de ‘fase de classificação’, onde todos os grupos jogam entre si e possuem a chance de turno e returno. A segunda parte é chamada de ‘playoff oitavas de final’ e os times do quinto ao décimo segundo colocado disputam por vagas no ‘playoff quartas de final’, que configura a competição das oito melhores equipes da competição. A quarta etapa é denominada de ‘playoff semifinal’, onde quatro equipes lutam por duas vagas na fase final do torneio. O campeão do primeiro evento foi o grupo do Flamengo, porém nos anos seguintes o vencedor foi o mesmo, o time de Brasília. No ano de 2009 e 2009/2010, o melhor jogador, ou como é chamado pelo meio – o MVP, foi Marcelinho Machado do Flamengo. No campeonato de 2010-2011, o MVP foi Guilherme Giovannoni da equipe de Brasília e em 2011-2012, o jogador escolhido foi Murilo Becker, do time do São José.

Seleção do NBB

Como muitos times de basquete de todo o mundo, o Brasil também possui sua seleção principal, que disputa torneios internacionais. Entre os anos de 2009 e 2012, o único jogador selecionado para participar do grupo brasileiro todas as vezes foi o ala-armador Alex Garcia, da equipe de Brasília. No ano de 2011-2012, o time foi constituído pelo armador do São José, Fúlvio de Assis, pelo Ala do Pinheiros, Marquinhos, pelo Ala Pivô do Brasília, Guilherme Giovannoni e pelo pivô do São José, Murilo Becker.

Fotos

Confira Fotos sobre NBB Novo Basquete Brasil: Sobre NBB Novo Basquete Brasil Jogos NBB Novo Basquete Brasil Rivalidades NBB Novo Basquete Brasil Finais NBB Novo Basquete Brasil

Pesquisar
Artigos Relacionados