Natação

links patrocinados

Natacao

Natação

Praticar natação traz benefícios para saúde

A natação pode ser considerada um dos melhores exercícios físicos a serem praticados pelo fato de movimentar quase todos os músculos e articulações do corpo humano. O esporte pode ser praticado por qualquer pessoa, além de ser a única atividade física que pode ser praticada por crianças com menos de três anos.

Além de exercitar o corpo e fortalecer os músculos, a natação melhora a coordenação motora e também o sistema respiratório. O exercício é recomendado para pessoas com asma, bronquite, entre outros. Além dos benefícios, nadar também é uma das melhores formas de lazer.

Natação através da história

Aulas de Natacao

Há indícios da prática de natação em desenhos rupestres de 7.000 a.C.. As literaturas históricas como a Bíblia e a Odisseia relatam a prática da atividade física em 2.000 a.C.. Mas foi em 1538 que foi escrito o livro “O Nadador ou o Diálogo sobre a Arte de Nadar”, pelo alemão Nikolaus Wynmann.

Em 1800 a natação começou a ser praticada como disputa na Europa, e em 1896 ela foi modalidade dos primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna. Em 1908 foi criada a FINA. No Brasil, a natação foi trazida como forma de competição em 1897, trazida pelos clubes Botafogo, Icaraí, Flamengo e Gragoatá, que fundaram a União de Regatas Fluminense, no Rio de Janeiro.

Atualmente, a natação é um dos esportes mais importantes e com as mais diversas competições por distâncias e estilos nos Jogos Olímpicos.

Estilos

Natacao no Brasil

No início, o único estilo utilizado era de bruços, em que o atleta fica com o peito voltado para a água, movimentando os braços e as pernas simultaneamente por baixo da água. Os outros estilos foram variantes do nado de bruços. Começando pelo crawl, em que o atleta executa movimentos circulares paralelos ao corpo com os braços e as pernas batendo na água de maneira intercalada.

Depois, foi desenvolvido o estilo de natação de costas, que possui movimentos semelhantes ao estilo crawl, mas em que o nadador fica de costas para a água, e o estilo mariposa, em que os dois braços são levantados ao mesmo tempo por cima da água, enquanto as pernas ficam juntas realizando os movimentos por baixo da água.

Modalidades

Provas de Natacao

Há seis modalidades diferentes nesse esporte. A natação pura engloba a competição individual de todos os estilos. Ainda no modo individual, é praticado o salto ornamental, em que o atleta pula de uma plataforma e realiza acrobacias antes de chegar à água e o mergulho, que se trata da explosão submarina.

O polo aquático é um jogo coletivo, semelhante ao handebol, dentro de uma piscina. Há ainda o nado sincronizado que mistura natação e dança, em que os atletas realizam movimentos acrobáticos ao som de alguma música. Por fim, há a natação de águas abertas, realizadas em rios, mares ou lagos. Nadar é um esporte que também pode ser visto como forma de lazer em praias ou piscinas e também é usado por pesquisadores, para estudar a hidrosfera.

Alunos de Natacao Natacao 2013

Pesquisar
Artigos Relacionados