Musa do Brasileirão 2009 – Atlético Mineiro
Assim que uma nova temporada do Campeonato Brasileiro tem início, começam as movimentações para a escolha da Musa do Brasileirão. O evento acontece desde 2006, quando integrava o programa Globo Esporte. Neste período, as candidatas eram apresentadas principalmente pela internet, com pouco tempo de aparição na TV. Dois anos depois, entretanto, o concurso passou a ser transmitido como um quadro do programa Caldeirão do Huck, o que ajudou a aumentar ainda mais sua popularidade. O concurso de beleza tem participação dos próprios clubes, que escolhem suas musas para representá-los no programa.
Características do concurso
Atualmente, o programa Musa do Brasileirão conta, em sua fase inicial, com 40 participantes, duas de cada equipe da Série A do Campeonato Brasileiro. Na fase preliminar, é eliminada uma concorrente de cada equipe, quando conhecemos a representante oficial dos clubes. A partir daí, as candidatas vão passando por fases eliminatórias, até que se conheça a campeã.
A fase preliminar é decidida por voto popular. Para votar, é preciso acessar o site do Globo Esporte e selecionar as concorrentes. Em seguida, será apresentada uma ficha técnica, com idade, medidas e algumas características da personalidade de cada uma das candidatas. Todas têm, também, uma pequena entrevista na página, onde falam sobre seu estado civil, comidas preferidas e atividades físicas que praticam.
Além da beleza, é de extrema importância demonstrar simpatia e conhecimento de futebol sobre o clube que representa. Nenhum dos quesitos é eliminatório, mas auxiliam os jurados em suas escolhas. Na fase eliminatória do concurso, que é transmitida pela TV, as musas também são votadas por um grupo de jurados. O voto popular perde importância nesta fase, pois isso daria privilégios às musas que representam clubes com maior torcida.
Histórico do concurso
Desde que o concurso foi criado, em 2006, somente um clube conseguiu o bicampeonato: o Grêmio, que conquistou os títulos de 2010 e 2012. As outras campeãs foram as representantes do Flamengo, Paraná, Palmeiras, Sport e Fluminense.
Musa do Brasileirão de 2009
O concurso Musa do Brasileirão de 2009 teve como vencedora Wanessa Mattos, representante do Sport. O vice-campeonato ficou com Siara Pacheco, do Corinthians. Contudo, muitas candidatas impressionaram o júri por sua beleza e desenvoltura. Foi o caso de Renata Cristina Leal, que participou do concurso como representante do Atlético-MG.
Musa do Atlético-MG
Esta foi a segunda participação de Renata na competição. Na edição anterior, a musa do Galo chegou às finais do concurso. Em 2009, Renata estava com 23 anos e morava com a mãe e três irmãos em Belo Horizonte. Uma das principais características da candidata, além de sua beleza e boa forma física, era a verdadeira paixão pelo clube que representava.
Desde seus quatro anos de idade, Renata frequentava o Mineirão, sempre acompanhada do pai. O amor pelo clube é tão grande que Renata tem uma tatuagem do Atlético-MG. Caso conquistasse o título, Renata queria aproveitar o prestígio para desenvolver campanhas pela paz nos estádios. Antes de chegar ao concurso, Renata já era muito conhecida na torcida atleticana.