Muay Thai – história e golpes do Muay Thai

Muay Thai – História golpes Muay Thai

O Muay Thai teve origem na Tailândia, sendo conhecido também como boxe tailandês. Com mais de dois mil anos de existência, o Muay Thai foi criado para a obtenção de uma boa saúde e forma de defesa de seus praticantes em guerras.

História

O Muay Thai está tão ligado à história da Tailândia que, antigamente, assuntos de caráter nacional eram decididos com lutas. O rei tailandês Prachao Sua participava de competições mascarado, e costuma vencer todos seus adversários. Mesmo quando ainda era um território dominado por tribos, a Tailândia já possuía competições de Muay Thai. Todas as aldeias realizavam torneios e tinham seus campeões. Os lutadores que mais se destacavam nestes campeonatos eram chamados para fazer parte da Guarda Real.

O Muay Thai está para os tailandeses como o futebol está para os brasileiros. Lá, as lutas são eventos que integram ricos, pobres, velhos e jovens. Muitos tailandeses praticam Muay Thai, ou já praticaram em algum momento da vida. A origem do Muay Thai é de difícil precisão, pois muitos textos tailandeses foram destruídos quando o país foi invadido pelo exército da Birmânia.

Golpes

O Muay Thai é conhecido como “a arte das oito armas”, uma referência aos dois punhos, dois cotovelos, dois joelhos e duas canelas. O Muay Thai é uma luta “full contact”, ou seja, todas as partes do corpo podem ser atingidas.

Os golpes básicos do Muay Thai são socos, chutes, joelhadas, cotoveladas, defesas e clinchs. Os socos são semelhantes ao do boxe, com jabs, diretos, cruzados e uppers. O chute é, na verdade, dado com a canela, por ser a parte mais forte de nossas pernas. Esta resistência é reforçada com o treinamento, através de uma técnica conhecida como “calejamento”, onde o osso é lentamente fragmentado e desenvolve uma camada extra de cálcio.

As cotoveladas odem ser dadas de sete aneiras diferentes. A cotovelada ascendente, dada de baixo pra cima, é a mais poderosa. Alguns campeonatos oficiais não permitem a utilização do cotovelo, por se tratar de um dos ossos mais duros de nosso corpo, o que pode ocasionar lesões mais graves no adversário. Por fim, as joelhadas costumam ser utilizadas após o clinch, que é um movimento de defesa que consiste em prender o oponente com as mãos, através do pescoço do adversário.

Onde aprender

O Muay Thai tem se popularizado no Brasil, portanto, não é difícil encontrar escolas especializadas nesta luta. O importante, antes de qualquer coisa, é conversar com pessoas que já praticaram ou praticam Muay Thai para se informar sobre a credibilidade da academia.

GD Star Rating
loading...
Muay Thai - história e golpes do Muay Thai, Nota: 4.6 de 5 com 85 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados


5 comentários em "Muay Thai – história e golpes do Muay Thai"

  1. tiago senna 15/05/2009 às 01:55

    eu gostaria de sabe guais são as graduação e como são feitos os esames pra cada graduação.

  2. WEMERSON 18/12/2008 às 18:54

    QUAIS OS NOMES DOS GOLPES NO MUAY THAI , E COMO APLICA-LOS( COTOVELADAS, CHUTES , JOELHADAS, CINCH)

  3. Leandro Mendonça 03/11/2008 às 10:27

    Estou na luta já faz um tempo e a cada treino que se passa, posso perceber a agilidade dos golpes em meus adversários… E contando com a agilidade, posso causar um sério dano ao oponente, por causa da explosão do golpe! Realmente é uma luta muito apreciada pela minha pessoa!
    Ozzz!

  4. Sheyla 04/09/2008 às 14:23

    Comecei praticar o muay e estou gostando muito. Nao p/ lutar mas p/ ter tecnicas de defesa e ter condicionamento.