Melhores times do futebol europeu

links patrocinados

Melhores times do futebol europeu

Não é à toa que a maioria dos jogadores de futebol brasileiros tenha como sonho atuar na Europa. Além da visibilidade mundial e do alto nível técnico, o futebol europeu é conhecido por seus altos salários. Essa combinação de dinheiro em caixa e tradição faz com que o futebol europeu seja conhecido como o melhor do planeta, principalmente pelos campeonatos nacionais da Espanha, Itália, Alemanha e Inglaterra. Outros, como o holandês e o francês, também são considerados torneios de grande importância.

Mesmo no Brasil, os campeonatos europeus são acompanhados por milhões de fãs do futebol. Não é raro encontrarmos nas ruas pessoas com camisetas de clubes da Europa, como Barcelona, Manchester United e, mais recentemente, o Bayern de Munique. Abaixo, listamos alguns dos melhores times do futebol europeu da atualidade.

Melhores times do futebol europeu: ranking da UEFA

Melhores times do futebol europeu Futebol Europeu

UEFA (Union of European Football Associations) é a entidade máxima do futebol europeu. A organização é responsável pelo ranking dos melhores times do futebol europeu, atualizado mensalmente. A pontuação é calculada através de complexas operações, que levam em conta a relevância dos campeonatos nacionais e a participação em competições europeias. Atualmente, o ranking é liderado pelo Barcelona, seguido pelo Bayern de Munique. Em seguida estão Chelsea, Real Madrid, Manchester United e Arsenal. O top 10 se completa com Inter de Milão, Porto, Benfica e Valencia.

Times Europeus

Melhores times do futebol europeu em 2013

Para definir seu ranking, a UEFA se utiliza do desempenho das equipes nas últimas cinco temporadas. Por isso, a classificação pode não refletir o desempenho mais recente dos clubes. É o caso do Bayern de Munique, que fez uma temporada muito superior à do Barcelona em 2012/2013, mas permanece atrás da equipe catalã no ranking.

Por isso, se considerarmos apenas a última temporada, a Alemanha lidera o ranking, com Bayern de Munique na primeira posição e Borussia Dortmund na vice-liderança. As duas equipes conquistaram a ponta na última temporada por terem alcançado a final da Champions League, maior torneio de clubes do planeta. Na terceira posição está o Chelsea, com o Real Madrid em quarto. O Barcelona, líder do ranking da UEFA, é apenas o sexto colocado se levarmos em conta apenas a última temporada. À sua frente, além dos clubes já mencionados, está também o Benfica, de Portugal, finalista da Europa League na última temporada.

Confira Melhores times do futebol europeu

Outras equipes

Um ponto curioso entre os melhores times do futebol europeu é a ascensão dos clubes milionários, adquiridos por grandes magnatas. É o caso do Paris Saint-Germain, que ficou com a sétima posição do ranking em 2013 – em relação aos últimos cinco anos, os franceses estão na 19ª posição, atrás de compatriotas como Lyon e Marseille.

Outro clube milionário que alcançou um bom desempenho na última temporada foi o Galatasaray, da Turquia, que ficou na décima posição. O Málaga, que também recheou seu elenco com jogadores caros, ficou na nona colocação.

Conheça os Melhores times do futebol europeu

Previsões

Como a riqueza dos clubes tem influenciado diretamente em sua pontuação no ranking, uma das grandes promessas para a próxima temporada é o Monaco, da França, que recém-contratou craques como Falcao García, ex-Atlético de Madrid.

Pesquisar
Artigos Relacionados