Medidas que aliviam os sintomas da dor de garganta
Basta o tempo dar uma virada e chegar o inverno para que aquelas doenças bem típicas desta estação e do tempo mais frio comecem a aparecer. A laringite, a faringite, as gripes e os resfriados são alguns dos sintomas comuns do inverno que incomodam e muito a garganta. Seja uma dor de garganta “arranhando” ou aguda, essas sensações indicam que algo está errado e que uma doença pode estar se instalando.
Confira mais
Hidratação constante é uma das medidas mais recomendadas para aliviar as dores de garganta, porque além de facilitar a expectoração, mantém as cordas vocais hidratadas. Além disso, beber bastante água é essencial para combater as bactérias, os vírus e para ativar as reações de defesa do organismo. Outra medida muito comum que ajuda a aliviar os sintomas e no tratamento das infecções e inflamações das dores de garganta é a administração de antibióticos e de anti-inflamatórios. Mas, vale ressaltar que estes medicamentos só devem ser utilizados com a prescrição de um médico. Ao menor sinal de piora, como excreção de sangue, dores mais intensas ou presença de médico, procure imediatamente seu médico. Veja algumas medidas que ajudam a aliviar os sintomas da dor de garganta.
Hexamidina em spray, própolis e gengibre
Uma medida muito comum que ajuda no alívio dos sintomas das dores de garganta é o uso da Hexamidina em spray. Este produto tem efeito analgésico e é muito usado porque é capaz de anestesiar a região, evitando que o paciente force mais do que deveria a garganta, o que pode piorar o quadro. Muitas vezes, a Hexamidina em spray é utilizada para que o paciente consiga se alimentar melhor, até que as dores de garganta sessem por inteiro. O própolis também é outra medida que ajuda a aliviar as dores de garganta. Isso porque essa substância possui um efeito anti-inflamatório, agindo diretamente nas dores de garganta. Vale ressaltar que o local em que o própolis estiver sendo manipulado não pode ser alcóolico, já que ele irrita a garganta, acabando dessa forma piorando os sintomas. O Gengibre por sua vez, é um poderoso anti-inflamatório, muito utilizado para aliviar os sintomas das dores de garganta. Tanto a bala quanto o chá de gengibre ajudam no alívio dos sintomas. Vale ressaltar que a bala é até melhor do que o chá de gengibre, já que lubrifica as cordas vocais, estimula a salivação e ainda melhora o local da irritação.
Frutas cítricas e maça
As frutas cítricas são ricas em vitamina C, um importante nutriente que tem ação antioxidante e anti-inflamatório, ajudando na prevenção de doenças e no aumento da imunidade. Mas, além disso, as frutas cítricas ajudam na lubrificação das cordas vocais e aumentam a capacidade de salivação. A maça por sua vez ajuda na lubrificação e no aquecimento das pregas vocais. Sendo assim, esta fruta se torna uma boa opção para pessoas que estão sem voz ou rocas.
Misturas caseiras
Existem muitas pessoas que recorrem às misturas caseiras para aliviar as dores de garganta. E toda a família tem uma receitinha caseira, inclusive a sua, não é mesmo? Vale ressaltar que alho com laranja e gengibre, mel com própolis, menta com gengibre, apenas aliviam os sintomas e não trata profundamente a doença.