MEC

links patrocinados

MEC

MEC

Sobre o MEC – Ministério da Educação

O Ministério da Educação (MEC) é o orgão do Governo Federal responsável pelas políticas de educação no país. Ele foi criado em 1930 através do Decreto n. 19.402 no dia 14 de novembro pelo então presidente Getúlio Vargas.

Início do MEC

O primeiro nome do MEC, na verdade, foi Ministério dos Negócios da Educação e Saúde. Além da educação, ele era responsável pela saúde pública no país e assistência médica-hopitalar.

Esta dupla função foi desfeita apenas em 1953, quando foi criado o Ministério da Saúde. Com isso, ele passou a ter o nome que conhecemos hoje: Ministério da Educação e Cultura. Por isso a sigla MEC.

É curioso notar que mesmo após a criação de um Ministério da Cultura, em 1985, a sigla do agora “simples” Ministério da Educação continua a ser MEC.O atual ministro da educação se chama Fernando Haddad.

Responsabilidades do MEC

Após todas essas reformulações nas competências do ministério, agora o MEC é responsável por: política nacional de educação; educação em geral, educação infantil; ensino médio, ensino superior, compreendendo ensino fundamental, ensino de jovens e adultos, educação profissional, educação especial e educação a distância (exceto ensino militar); informação e pesquisa educacional; avaliação, magistério e pesquisa e extensão universitária.

MEC – Enem

O MEC é o responsável pela elaboração do ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio. Com isso, a proposta de unificação de todos os vestibulares das universidades federais passará pelo crivo do Ministério. Sem contar que a ideia partiu do próprio MEC.

MEC – Prouni

O programa Universidade para Todos, Prouni, também é competência do Ministério da Educação. Ele financia 50 ou 100% da mensalidade de escolas particulares para os alunos que se inscreverem no programa, forem de baixa renda e possuírem uma boa nota no ENEM.

MEC E-proInfo

MEC E-proInfo

Sobre o MEC E-proInfo

O Ministério da Educação criou o E-ProInfo para aderir a educação à distância no Brasil. A educação à distância é uma alternativa que as pessoas tem para fazer um curso superior. Este modelo de ensino é muito utilizado por pessoas que moram em cidades que não tem cursos superiores ou por pessoas que não podem se locomover para uma cidade que tem.

O E-ProInfo reúne várias instituições públicas que oferecem os cursos superiores à distância. É um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem que utiliza a Internet para a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações que visam o ensino. O E-Proinfo oferece cursos à distância, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio a distância e ao processo ensino-aprendizagem.

O E-ProInfo é composto por dois sites o do Participante e o do Administrador. O primeiro é a parte do site que permite que as pessoas se inscrevam e participem dos cursos oferecidos por entidades converniadas. Através do site do Participante, as pessoas têm acesso ao conteúdo dos cursos e às atividades. Também é possível interagir com coordenadores, instrutores, orientadores, professores, monitores e com outros colegas participantes.

Serviços

Além disso, o E-ProInfo oferece vários servios úteis ao aprendizado do inscrito. Há o Tira-dúvidas, Notícias, Avisos, Agenda, Diário e Biblioteca. Também é possível ter um e-mail, participar de chat, fóruns e outro conjunto de ferramentas para avaliação de desempenho, como questionários e estatísticas de atividades.

Já a área do Administrador é dedicada para as pessoas credenciadas pelas Entidades conveniadas que vão desenvolver, oferecer, administrar e ministrar cursos à distância e online. É o Administrador também que vai selecionar os inscritos e organizar as turmas, conforme o modelo de curso proposto.

Os cursos à distância oferecidos pelo E-ProInfo são totalmente gratuitos e online. Isso facilita e faz com que muita gente possa participar, pois a internet é flexível ao horário de cada pessoa. Para se inscrever basta acessar o site do Mec E-ProInfo. Instituições Federais do Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Roraima e Paraíba, para citar algumas, oferecem cursos pelo E-ProInfo.

Pesquisar
Artigos Relacionados