ENEM – prova, inscrições, resultado e gabaritos do ENEM

ENEM

ENEM

Sobre o ENEM

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2011 aconteceram entre os dias 23 de maio e 10 de junho pelo portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A taxa de inscrição foi de R$ 35, paga por meio de um boleto bancário.

Estudantes que devem concluir o Ensino Médio em 2011 em escolas públicas e estudantes de famílias de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica ficam isentos da taxa. Para conseguir a isenção, foi necessário comprovar a condição por meio de documentos solicitados.

Para fazer a inscrição, o estudante precisou fornecer seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e número do documento de identidade (RG). Também no ato de inscrição é que estudantes com necessidades especiais informam sua situação. No caso de quem queira obter certificado de conclusão do Ensino Médio, foi preciso indicar uma instituição certificadora.

Provas

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro, a partir das 13h, mas o INEP recomenda que os candidatos cheguem ao local da prova ao meio-dia, pelo horário oficial de Brasília. O candidato deve utilizar somente caneta esferográfica preta e levar um documento oficial de identificação com foto.

O edital proíbe aos candidatos usarem lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, calculadora, celular, agenda eletrônica, smartphone, tablets, ipods, gravadores, pen drive, mp3 player ou similar, relógio ou qualquer outro dispositivo receptor e transmissor de dados e mensagens.

O exame é constituído por quatro provas objetivas, sendo cada uma delas com 45 questões de múltipla escolha, além de uma proposta de redação. As quatro provas objetivas serão de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), ciências da natureza (química, física e biologia), linguagens e matemática.

Gabarito e resultado

Até o terceiro dia útil seguinte à realização das provas, o INEP deve divulgar os gabaritos das provas objetivas. Alguns meses depois, em data ainda a ser divulgada, estarão disponíveis os resultados individuais do ENEM no portal do Ministério da Educação.

Esses resultados são utilizados por diversas universidades públicas para o acesso a vagas no ensino superior e também para pedir bolsas parciais ou integrais pelo Programa Universidade para Todos (PROUNI).

GD Star Rating
loading...
ENEM - prova, inscrições, resultado e gabaritos do ENEM, Nota: 3.3 de 5 com 3 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados