Maiores ídolos do Barcelona

links patrocinados

Maiores ídolos do Barcelona

O Futbol Club Barcelona, ou simplesmente Barcelona, é atualmente uma das maiores equipes de futebol do mundo. Embora tenha perdido a posição de maior equipe do futebol europeu no último ano para o Bayern de Munique, campeão da Champions League, o Barcelona segue na liderança do ranking da UEFA, que considera a campanha das equipes nas últimas cinco temporadas.

Fundado em 1899, o Barcelona acumula nada menos do que 22 títulos do Campeonato Espanhol, 26 troféus da Copa do Rei, o tetracampeonato da Champions League e o bicampeonato do Mundial de Clubes da FIFA, além de dezenas de outros títulos menores. Uma das grandes características do Barcelona nos últimos anos é a eficiência de seu elenco. Mesmo o banco de reservas da equipe é composto por atletas que teriam lugar assegurado em grandes clubes de qualquer parte do mundo.

Apesar de ter um elenco estrelado, o Barcelona é conhecido por jogadores que costumam se sobressair e fazer a diferença. Nos últimos anos, é o caso do argentino Lionel Messi, peça fundamental nos últimos títulos da equipe catalã. Conheça, abaixo, alguns dos maiores ídolos do Barcelona na história.

Maiores ídolos do Barcelona: jogadores históricos

Maiores ídolos do Barcelona Conheça os Maiores ídolos do Barcelona

Uma das grandes características do Barcelona ao longo dos anos é o grande número de jogadores estrangeiros. Por isso, desde a década de 1950, o clube é conhecido por ter entre seus ídolos atletas que vieram de fora da Espanha. Dentre os maiores ídolos do Barcelona está, inclusive, o brasileiro Evaristo de Macedo, que atuou como técnico no Brasil até 2007. Evaristo jogou como atacante no Barcelona entre 1957 e 1962. No mesmo período, destacaram-se atletas como os espanhóis Segarra, Ramallets e Rexach, além do húngaro Kubala.
Na década de 1970, o maior nome da equipe foi o meia Johan Cruyff. Na década de 1980, atletas como Diego Maradona, Gary Lineker, Andoni Zubizarreta e Michael Laudrup foram alguns dos muitos ídolos da equipe catalã.

Ídolos do Barcelona

Maiores ídolos do Barcelona: os brasileiros da década de 90

Na década de 1990, o Barcelona se destacou pela qualidade dos brasileiros no elenco. Entre 1993 e 1996, Romário marcou 34 gols pela equipe, nos 46 jogos em que disputou. Ronaldo, entre 1996 e 1997, teve uma das marcas mais impressionantes da história da equipe: foram 47 gols em 37 jogos, média de 1,27 gols por jogo. Outro brasileiro que se destacou na equipe foi Rivaldo, que jogou pelo Barcelona entre 1997 e 2002.

Jogadores do Barcelona

Líderes de atuações

Apesar de ter tantos nomes estrangeiros na lista de maiores ídolos, o TOP 10 do Barcelona em número de atuações é composto exclusivamente por espanhóis. O líder do ranking é Xavi Hernández, que está no clube desde 1998 e já disputou 677 jogos. Outros atletas do elenco atual compõem a lista: Puyol (581 jogos), Valdés (497) e Iniesta (448).

Confira Maiores ídolos do Barcelona

Maiores artilheiros

A situação é bem diferente na lista de dez maiores artilheiros do Barcelona, que tem uma minoria espanhola – quatro atletas, contra seis estrangeiros. O líder é Lionel Messi, com 322 gols, seguido pelo espanhol César Rodríguez, com 232. A lista segue com Kubala (194), Eto’o e Rivaldo (130), Martin (124), Kluivert e Rexach (122), Escolá (118) e, na décima posição, o búlgaro Stoichkov (117).

Pesquisar
Artigos Relacionados