Maiores ídolos do Atlético-MG

links patrocinados

Maiores ídolos do Atlético-MG

Criado em 1908, o Clube Atlético Mineiro é a equipe mais antiga do futebol de Minas Gerais ainda em atividade. Seu mascote oficial, o galo, foi criado na década de 1930. A equipe foi criada por um grupo de estudantes mineiros, no início da popularização do esporte no estado. O Atlético-MG foi o primeiro clube a vencer um campeonato mineiro. O mesmo aconteceu com o Campeonato Brasileiro de 1971, o primeiro a ser disputado nos moldes próximos aos dos que conhecemos atualmente.

Internacionalização

Maiores ídolos do Atlético-MG Conheça os Maiores ídolos do Atlético-MG

Apesar de sua tradição no futebol brasileiro, o Galo nunca tinha conquistado títulos internacionais. Isso mudou em 2013, quando a equipe venceu a Copa Libertadores da América em partidas emocionantes, muitas vezes decididas nos últimos instantes. A conquista deu ao Atlético-MG o direito de disputar o Mundial de Clubes de 2013, que acontecerá no Marrocos. A grande expectativa é de que o Galo possa enfrentar o Bayern de Munique, vencedor da Champions League, na grande final da competição.

Desde seus primeiros anos de existência, a história do Galo foi marcada por grandes nomes. Alguns permaneceram no clube por mais de uma década, enquanto outros se tornaram ídolos rapidamente, como Ronaldinho Gaúcho, um dos grandes responsáveis pelo título da Libertadores. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre os grandes ídolos do Atlético-MG.

Atlético-MG

Ídolos do Atlético-MG: Reinaldo

Por sua identificação com o clube e números impressionantes, Reinaldo é certamente o grande ídolo do Atlético-MG até hoje. O atacante permaneceu no Galo por 12 anos, entre 1973 e 1985. Neste período foram 475 e incríveis 255 gols marcados. Este número coloca Reinaldo como artilheiro isolado na história do Galo. Conhecido como Rei do Mineirão, o atacante foi o protagonista de sete títulos do Campeonato Mineiro, conquistados em oito anos. Entre 1976 e 1983, o Galo só deixou de conquistar o Campeonato Mineiro em 1977.

Confira os Maiores ídolos do Atlético-MG

Maiores artilheiros do Atlético-MG

Após Reinaldo, o maior artilheiro do Atlético-MG foi Dadá Maravilha, com 211 gols. Em seguida aparecem Mário de Castro (195), Guará (168), Lucas (152), Said (142) e Guilherme (139). Destes, Guilherme é o mais recente, tendo jogado pelo Galo entre 1999 e 2002. O atacante ainda retornou à equipe em 2003, mas não alcançou o mesmo sucesso.

Ídolos do Atlético-MG

Outros ídolos do Atlético-MG

Outros nomes fizeram muito sucesso no Atlético-MG. Até a década de 1960, a equipe contou com atletas como Said, Mário de Castro e Jairo (o “trio maldito”, como ficou conhecido na época), além de Guará, Kafunga, Zé do Monte e Nivio. Em 1971, quando conquistou o Brasileirão, a equipe era composta por diversos ídolos, como Careca, Dario e Humberto Ramos.

Nas décadas de 1970 e 1980, o Galo eternizou nomes como Éder, Cerezo, João Leite, Paulo Isidoro e Marcelo Oliveira. A partir da década de 1990 passaram pelo clube nomes como Velloso, Taffarel, Beletti, Euller, Gilberto Silva e Guilherme. Recentemente, o Atlético-MG pôde contar com atletas como Ronaldinho Gaúcho, Bernard, Jô e Diego Tardelli. O goleiro Kafunga é o atleta que mais tempo permaneceu no Galo, disputando nada menos do que 19 temporadas pela equipe.

Pesquisar
Artigos Relacionados