Liga dos Campeões da Europa

links patrocinados

Liga dos Campeões da Europa

Liga dos Campeões da Europa

A Liga dos Campeões da Europa, conhecida em inglês como UEFA Champions League, é a maior competição interclubes do mundo. A sigla do nome inglês vem da instituição responsável pela organização do campeonato, a União das Associações Européias de Futebol, a UEFA.

Início da Liga dos Campeões da Europa

O torneio como conhecemos hoje começou a ser disputado em 1992. Anteriormente era disputada a Taça dos Clubes Campeões Europeus, que se iniciou em 1955. Existe também um torneio de menor expressão com os piores clubes classificados nas ligas dos seus países, a Copa da UEFA.

A participação de um clube na Liga dos Campeões da Europa depende da colocação do mesmo nas competições nacionais. O número de times de cada país que disputam a liga depende da classificação das seleções nos ranking da FIFA. Quantos mais bem colocada a seleção, maior o número de clubes disputam a Copa dos Campeões da UEFA.

Até o momento, a UEFA conseguiu realizar 56 edições da Liga dos Campeões, quantia que pode ser considerada suficiente para que o campeonato seja uma tradição na região onde é disputado. Dentro desse período, os times já tem histórico suficiente para disputarem quantidade de títulos e melhores desempenhos nos últimos anos em que foi realizado.

Disputas na Liga dos Campeões da Europa

A disputa da Liga dos Campeões da Europa começa em meados de julho. Primeiro, são disputadas três fases eliminatórias no mata-mata que classificam 16 equipes para a chave de grupos, que já conta com outros 16 times.

Depois são formados 8 grupos de 4 times que disputam duas vagas em jogos de ida e volta; os dois primeiros times de cada chave se classificam para as oitavas e os terceiros melhores colocados disputam a Copa da UEFA. Por fim, são jogadas as oitavas, quartas e semifinais para decidirem os dois clubes q disputam a final, realizada em partida única e em um campo pré-definido.

Mesmo sendo uma competição esportiva que diz respeito somente aos países europeus, os meios de comunicação brasileiros acompanham intensivamente os resultados e as partidas de cada time do outro continente. Assim, quem tem o seu time europeu preferido pode ficar sabendo do desenvolvimento das partidas e torcer da mesma maneira como acontece com os times nacionais.

Copa da UEFA

Copa da UEFA

A Copa da UEFA, conhecida originalmente na Europa como Taça da UEFA, é uma competição interclubes de times do futebol europeu. Atualmente, ela é o segundo torneio mais importante do velho continente, ficando atrás apenas da Liga dos Campeões da Europa.

Histórico da Copa

Nem sempre a Copa da UEFA foi tão importante como é hoje. Até 1999, ela era a terceira disputa em importância no continente. A Taça das Taças, conhecida por aqui como Recopa Européia, superava a Copa da UEFA.

A primeira competição entre os times de menor expressão da Europa foi criada em 1955 com o nome de Taça das Cidades com Feiras. Mas a partir de 1971 a UEFA assumiu a organização do torneio e mudou o nome para Copa da UEFA.

Mas a última edição da Copa da UEFA como conhecemos hoje foi na temporada de 08/09. A partir de 09/10 o torneio mudará de formato e passará a ser conhecido como UEFA Europe League. Com isso, 48 equipes serão divididas em 12 grupos de 4 e os dois primeiros colocados de cada chave passarão para a próxima fase. Esses 24 times classificados se juntarão aos terceiros colocados da Copa dos Campeões e decidirão o campeão através de mata-matas.

Integrantes da Copa

Assim como acontece em qualquer outra grande organização que realiza eventos para diversos públicos, é necessário que as seleções de cada país sejam membras da UEFA para terem a autorização exigida para competir nos torneios. Assim, a UEFA divulga a lista dos países membros para que seja possível verificar quais podem competir entre si.

De acordo com a publicação da UEFA, os países integrantes com seleções são: Albânia, Bélgica, Croácia, Estônia, Itália, Malta, Polônia, Sérvia, Alemanha, Finlândia, Escócia, Irlanda, França, Noruega, Turquia, San Marino, País de Gales, Grécia, Islândia, entre muitos outros que são concorrentes ao título de campeão da Copa da UEFA.

Para conhecer mais sobre a Copa da UEFA, acompanhe os noticiários esportivos e as páginas oficiais vinculadas à própria UEFA. Mesmo sendo um campeonato europeu, o esporte é um assunto de interesse constante para os brasileiros e muitos tem seus times prediletos que representam países de outro continente.

Pesquisar
Artigos Relacionados