Libertadores 2014: fase de grupos

links patrocinados

Libertadores 2014: fase de grupos

Com o término da temporada de 2013 do futebol brasileiro, os apaixonados pelo esporte já começam a pensar na temporada seguinte. E, para os clubes brasileiros, a Libertadores é a principal competição a ser disputada. O torneio continental, que em 2014 completará 55 anos de existência, terá seis representantes brasileiros em campo, na busca pelo título: Atlético-MG, Atlético-PR, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio e Botafogo.

Em dezembro de 2013, boa parte dos clubes que participarão da Libertadores de 2014 já estavam definidos. Resta apenas definir aqueles que, no momento, estão na chamada “Pré-Libertadores”. Como a fase preliminar da competição continental acontece poucos dias antes do início da Libertadores, o sorteio dos grupos é realizado antes desta definição, deixando algumas vagas em aberto para os vencedores da pré-Libertadores. Confira, abaixo, quais serão os grupos da Libertadores 2014.

Critérios

Libertadores 2014: fase de grupos Libertadores 2014

Cada federação nacional define seus próprios critérios para acesso às vagas da Libertadores. No caso do Brasil, uma vaga é destinada para o campeão da Copa do Brasil, enquanto o Campeonato Brasileiro dá quatro vagas. Também é possível chegar à competição através da conquista da Copa Sul-Americana, mas, neste caso, a vaga é oferecida pela Conmebol. Se um brasileiro vence a Sul-Americana, o G4 passa a ser G3, para que o número de equipes brasileiras participantes da competição não supere o estipulado. Em 2014, o Brasil também ganha uma vaga devido ao título do Atlético-MG na temporada anterior. Por isso, excepcionalmente, teremos seis clubes no torneio.

Libertadores

Participantes da Libertadores 2014 por país

Em 2014, o Brasil será país com maior número de participantes na Libertadores. Em seguida vem a Argentina, com cinco vagas. Os outros participantes têm três vagas cada, e são Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Equador, Uruguai, Pero, México e Venezuela.

Libertadores 2014: fase de grupos - saiba mais

Grupos da Libertadores 2014

Os grupos da Libertadores de 2014 estão da seguinte maneira, enquanto as últimas vagas não são definidas (as siglas G1, G2 etc dizem respeito aos jogos da pré-Libertadores, ainda não disputados):

Grupo 1: Vélez Sársfield, The Strongest, Universitario, G1

Grupo 2: Unión Española, San Lorenzo, Independiente del Valle, G2

Grupo 3: Cerro Porteño, O’Higgins, Deportivo Cali, G4

Grupo 4: Atlético-MG, Nacional, Zamora, G5

Grupo 5: Cruzeiro, Defensor Sporting, Real Garcilaso, G3

Grupo 6: Newell’s Old Boys, Grêmio, Atlético Nacional, G6

Grupo 7: Bolívar, Flamengo, Emelec, León

Grupo 8: Peñarol, Arsenal de Sarandí, Deportivo Anzoátegui, Santos Laguna

Confira Libertadores 2014: fase de grupos

Calendário

A pré-Libertadores começa a ser disputada no dia 28 de janeiro de 2014. As partidas, no sistema de mata-mata, serão as seguintes:

G1: Sporting Cristal x Atlético-PR

G2: Deportivo Quito x Botafogo

G3: (Representante do Chile, ainda indefinido) x Guaraní

G4: Caracas x Lanús

G5: Monarcas Morelia x Santa Fe

G6: Oriente Petrolero x Nacional

Após a definição destas últimas vagas, serão formados os grupos completos. A fase de grupos da Libertadores começa no dia 11 de fevereiro. Nesta edição do torneio, todas as equipes brasileiras começaram o campeonato jogando como visitantes. Incluindo a fase preliminar, a Libertadores 2014 terá 35 equipes da América do Sul, além de três do México, país convidado.

Pesquisar
Artigos Relacionados