Lêonidas da Silva: Biografia

links patrocinados

Lêonidas da Silva: Biografia

Nascido em 1913, em São Cristóvão, Leônidas da Silva foi um os mais importantes e reconhecidos futebolistas brasileiro, principalmente por ter inventado o gol de bicicleta. O jogador também ficou conhecido com o apelido de Diamante negro e Homem Borracha, devido à sua elasticidade.

Leônidas da Silva – Biografia

Lêonidas da Silva: Biografia Lêonidas da Silva

Leônidas começou sua brilhante carreira com apenas dez anos, no time infantil do São Cristóvão. Seis anos mais tarde, Leônidas passou a jogar pelo Sírio Libanês Futebol Clube.

De 1931 a 1932, o jogador atuou no time do Bonsucesso. Vale ressaltar, que neste período, Leônidas da Silva foi convocado diversas vezes para a Seleção Carioca e ainda conquistou o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais.
No ano seguinte, Leônidas foi jogar no Uruguai, no time do Peñarol. De volta ao Brasil em 1934, o jogador atuou pelo Vaco da Gama e ajudou o time a conquistar o campeonato carioca. Neste mesmo ano, Silva participou da Copa do Mundo, realizada na Itália vestindo pela primeira vez a camisa da seleção brasileira. Apesar do time ter sido eliminado, Leônidas marcou o único gol da seleção na competição.

Em 1938, Leônidas foi o artilheiro da Copa do Mundo, marcando ao todo oito gols e ainda levou o título de melhor jogador do mundial. Vale ressaltar, que o Brasil ficou em terceiro lugar na Copa do Mundo disputada neste ano.
Em 1942, o jogador passou a atuar no São Paulo e foi cinco vezes Campeão Paulista. Além disso, Leônidas foi um dos maiores ídolos de toda a história do clube.

Confira Lêonidas da Silva: Biografia

Gol de Bicicleta

Apesar de haver controvérsias, Leônidas da Silva se autoproclamava inventor do gol de bicicleta. Há quem diga que o jogador apenas aperfeiçoou essa jogada criada originalmente pelo também brasileiro Petronilho de Brito.
Leônidas executou a bicicleta pela primeira vez em uma partida entre Carioca e Bonsucesso, em abril do ano de 1932. A jogada mais famosa foi feita em novembro do ano de 1948, numa partida entre São Paulo e Juventus e ficou imortalizada em uma foto famosa do jogador.

Na Copa do Mundo de 1938, o juiz anulou o gol feito de bicicleta por desconhecer a técnica para desespero e espanto dos torcedores brasileiros.

Lêonidas da Silva: Biografia - saiba mais

Diamante Negro: Biografia de Leônidas da Silva

Escrito pelo jornalista André Ribeiro, o Livro Diamante Negro: Biografia de Leônidas da Silva conta em pouco mais de 360 páginas a história desse grande jogador, absoluto nas décadas de 30 e 40 que entre glórias e fracassos se tornou um dos mais importantes ícones do futebol brasileiro.

Conheça Lêonidas da Silva: Biografia

Leônidas da Silva veio a falecer em 24 de janeiro de 2004

Na semana em que completaria 100 anos, Leônidas recebeu duas homenagens de clubes pelos quais atuou. O Flamengo confeccionou uma camisa com a hashtag #Leônidas100àscostas. Já o time do São Paulo deu à viúva do jogador uma bandeja de prata sobre a data e uma camisa especial do time.
Leônidas ainda foi homenageado com um Google Doodle, do site de buscas do Google.

Pesquisar
Artigos Relacionados