Lancenet Clube de Regatas do Flamengo

links patrocinados

Lancenet Clube de Regatas do Flamengo

Lancenet Clube de Regatas do Flamengo

O Clube de Regatas do Flamengo é um clube poliesportivo carioca criado em 17 de novembro de 1985. Mais conhecido como Flamengo, e apelidado carinhosamente pela torcida como Mengo e Mengão, sua modalidade futebolística é uma das mais conhecidas e respeitada mundialmente.

A fundação

O remo foi a primeira modalidade esportiva criada pelo Clube de Regatas do Flamengo. No século XIX, o esporte começava a aparecer no Rio de Janeiro e se destacar em importantes competições.

Diante desse cenário, os jovens do bairro do Flamengo, Nestor de Barros, José Agostinho Pereira da Cunha, Felisberto Laport, Augusto Lopes, Mário Spindola e José Félix da Cunha Meneses compraram um barco, o “Pherusa”, e o reformaram para disputar as principais competições de remo.

Após algumas tentativas frustradas de competir, um barco virado, o roubo e desaparecimento de uma nova embarcação, surgiu a diretoria do Grupo de Regatas do Flamengo, em 17 de novembro de 1895, com o intuito de organizar e criar uma melhor estrutura para as disputas de remo no Rio de Janeiro.

As cores iniciais foram azul e ouro em listras horizontais. Somente três anos após a criação do Flamengo, houve a mudança para as cores vermelho e preto utilizadas até hoje.

Com a criação do Grupo de Regatas do Flamengo, novos barcos foram comprados e o time passou a se destacar nas competições de remo. Sua primeira vitória foi em 5 de junho de 1898. Em 1902, com novas conquistas e premiações, o grupo se transformou oficialmente no Clube de Regatas do Flamengo.

O time de futebol

O time de futebol do Flamengo foi criado em 1912 e foi campeão do Mundial Interclubes e da Copa Libertadores, no ano de 1981. Criado no bairro do Flamengo, mudou-se para a Gávea na primeira metade do século XX.

O time formou uma geração de ídolos conhecidos e reverenciados até hoje, como Zico, Júnior e Adílio. Foi o primeiro clube brasileiro a atingir, em 2009, a marca de mil gols na série A da competição de futebol mais importante no Brasil, o Campeonato Brasileiro. Assim como o seu maior rival, o Botafogo de Futebol e Regatas, alcançou, em 1979, o maior número seguido de vitórias, 52 no total.

É também o recordista de conquistas no campeonato carioca de futebol, com 32 títulos. Além dessas conquistas, o time conta com a maior torcida do mundo, com média de 40 milhões de pessoas espalhadas por todo o Brasil. De acordo com uma pesquisa da Federação Internacional de Futebol (FIFA), o Flamengo é o nono maior clube do século XX, segundo maior do Brasil e quarto da América Latina, Central e do Norte.

Outras modalidades esportivas

Nem só no futebol se destaca o Flamengo, além do tradicionais remo e futebol, o clube investe em modalidades esportivas como o basquete (masculino e feminino), a ginástica artística, natação, polo aquático, judô, tênis, voleibol, futebol americano, futsal, futebol de areia, dentre outras.

O clube se destaca por diversas nomeações olímpicas. O basquete rubro-negro conquistou a primeira vitória em 1919, e acumula dez títulos nacionais. O último foi em 2015. Em 2014, ganhou a Liga das Américas, uma das competições mais importantes do basquetebol.

Na categoria feminina foi bicampeão brasileiro em 1954 e 1955. Em 1966 e 1967, uma sequência vitoriosa consagrou o time, com a conquista do mundial de clubes e do Pan-Americano na cidade de Winnipeg, no Canadá, respectivamente.

No remo, modalidade mais antiga do Clube de Regatas do Flamengo, ganhou dez títulos estaduais, até a década de 80. Já venceu o Troféu Brasil masculino 10 vezes e o feminino uma vez. Atualmente possui 45 títulos cariocas, sendo o atual bicampeão da competição.

Dia do Flamengo

Em 2007, foi instituído no estado do Rio de Janeiro, o “Dia do Flamengo”, comemorado em 17 de novembro. No mesmo ano, a torcida do time de futebol foi tombada como Patrimônio Cultural da Cidade por promover espetáculos de entusiasmo e alegria no estádio do Maracanã. O dia 28 de outubro é instituído como o Dia do Flamenguista, mesma data em que é comemorado o dia de São Judas Tadeu, o santo padroeiro do Flamengo.

Pesquisar
Artigos Relacionados