Kung Fu

links patrocinados

Kung Fu

Kung Fu

Sobre o Kung Fu

Na verdade, o nome correto para o que ficou conhecido no ocidente como Kung Fu é Wushu, uma arte marcial desenvolvida na China e que é muito tradicional nesse país. Ela faz parte do treinamento policial no país.

História do Kung Fu

Não se tem uma noção exata de quando surgiu o Kung Fu. O estilo se desenvolveu a partir da observação dos movimentos de animais e foram imitados pelos homens.

O Kung Fu possui muitas lendas e histórias que tentam comprovar a sua origem, mas nenhuma deve ser aceita como verdade absoluta. Não existe quase nenhuma prova documental sobre como surgiu o estilo.

O Termo Kung Fu

O termo Kung Fu foi usado pela primeira vez no ocidente no século XVIII, por um missionário francês. Kung Fu, em chinês, significa ‘trabalho duro’ através de esforço físico.

Mas o nome só se popularizou mesmo no cinema, principalmente com os filmes de Bruce Lee. Os títulos dos filmes do norte-americano eram, em suma, Kung Fu e possuíam muitos fãs.

Estilos e Técnicas do Kung Fu

O ‘estilo’ mais tradicional do kung fu é o shaolin. Esse estilo foi aperfeiçoado por um monge que incorporou 72 técnicas diferentes ao estilo. Pouco tempo depois, outros monges criaram outros modos de luta e o shaolin passou a contar com 170 métodos de combate.

Essas 170 técnicas continham em sua essência cinco animais: o leopardo (pao), serpente (she), o dragão (lung), a garça azul (hao) e o tigre (hu).

Cada animal desses representa uma forma de combate diferente: o estilo do leopardo representou extrema força, a serpente instruiu na capacidade de fluir, o dragão desenvolveu grande força do espírito, a garça azul ensinou o treinamento dos tendões e o tigre ensinou o método de força dos ossos.

Os estilos de kung fu se desenvolveram de acordo com a territorialidade, principalmente norte e sul. No norte por ser muito montanhoso e frio, o ataque com as pernas era muito utilizado e os movimentos muito mais amplos. Já no sul, que era muito calor e o terreno de planícies, a base de ataque era mais baixa e os golpes mais rápidos.

Curiosidades sobre a China

Confira algumas curiosidades sobre a China, um dos países mais interessantes do mundo para se estudar e conhecer.

Ano novo chinês e partido comunista

Curiosidades sobre a China Conheça as Curiosidades sobre a China

1 – O ano novo na China é comemorado em dia diferente do que a maioria das nações no mundo, no nosso 1° de janeiro. Comum em também outras nações orientais, uma das curiosidades sobre a China é que o seu calendário é baseado no sol e na lua e pode ser uma data diferente a cada ano. Em 2014, a comemoração do novo ano ocorreu no nosso 30 de janeiro.

2 – O país é muito conhecido por ser uma nação que está se abrindo economicamente, mas se mantém fechada para o mundo em relação a sua política. O PCC – Partido Comunista Chinês permanece no poder a mais de 9 décadas, sendo que outra das curiosidades sobre a China é que historiadores defendem que ao país não é comunista, mas que inventou seu próprio regime.

China

Curiosidades sobre a China: previsões para o ano de 2030

3 – Uma das curiosidades sobre a China é que, apesar de ser o país mais populoso em todo o planeta, a China tem data marcada para ser ultrapassada pela Índia nesse ranking. O último senso realizado no ano de 2012 mostrou que já são mais de 1,3 bilhões de chineses, contra 1,2 indianos, mas em 2030 essa situação pode ser invertida.

4 – Mesmo sendo a segunda maior economia do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, a diferença de ambas as posições ainda é de milhões de dólares. Entretanto, uma das curiosidades sobre a China é que previsões do FMI indicam que em 2030 o país também pode ultrapassar os americanos e ser o país mais rico do planeta.

Confira Curiosidades sobre a China

Sobre a natalidade e cultura na família chinesa

5 – A proporção de nascimentos é de 119 meninos para 100 meninas, o que em um futuro não muito longe vai deixar milhares de homens solteiros no país. Como adota a política de controle de natalidade para apenas um filho por casal, muitos bebês do sexo feminino acabam sendo abortados ou abandonados, já que a perspectiva de carreira para o homem é maior, sendo outra das curiosidades sobre a China.

6 – Apesar disso, a família possui um papel importante na vida dos cidadãos chineses, sendo que uma das curiosidades sobre a China é que é comum ter até três gerações vivendo em uma mesma casa, ou seja, filhos, avós e netos. Nem por isso a casa é considerada grande.

Curiosidades sobre a China - saiba mais

Curiosidades sobre a China: aparelhos celulares no país

7 – Com uma economia que não para de crescer (apesar da baixa para o ano de 2014) e mais de um bilhão de pessoas vivendo em seu território, a média de aparelhos celulares no país é menor do que no Brasil. Uma das curiosidades sobre a China é que são 432 milhões de celulares, o que equivale a 0,3 celulares por pessoa. No Brasil, a estimativa é de que seja 1,04 aparelhos por indivíduo.

Pesquisar
Artigos Relacionados