Jogos da Copa 2014

links patrocinados

Jogos da Copa 2014

Jogos da Copa 2014

O Brasil será novamente o país-sede da Copa do Mundo da FIFA após ter sediado o maior evento de futebol em 1950. Em 2003 a CONMEBOL (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou que os candidatos a sediarem a copa de 2014 eram Colômbia, Argentina e Brasil. Três anos depois todas as confederações da CONMEBOL decidiram, de forma unânime, que o Brasil deveria ser o único país a se candidatar e no ano seguinte o presidente da FIFA, Joseph Blatter, anunciou que o Brasil sediaria o evento de futebol em 2014.

Escolha das cidades-sede

Em 2009, após um evento realizado nas Bahamas, foram divulgadas as doze cidades brasileiras que receberão os jogos da copa em 2014. O Comitê Executivo da FIFA, composto por Joseph Blatter, presidente da instituição, Jerome Valcke, secretário-geral e outros vinte e três membros, foi o responsável por eleger as cidades que receberiam os jogos. Os critérios utilizados para a escolha dos municípios foram as visitas realizadas, projetos desenvolvidos pelas cidades e enviados à FIFA, estádios, estrutura da rede hoteleira, sistema de transporte coletivo, aeroportos, questões de segurança pública e opções de lazer.

A FIFA bateu o pé desde o início para que apenas dez cidades fossem escolhidas para sediar os jogos. No entanto, a CPF contra-argumentou e alegou que mais duas sedes deviam ser escolhidas porque o país tem dimensões continentais. A FIFA foi contra no início levando em conta a economia, afinal, cada cidade a receber os jogos precisa ter seu próprio centro de imprensa, campos de treinamento, voluntários e hotéis oficiais, mas após algumas discussões a organização optou por escolher doze cidades-sede.

Estádios Jogos da Copa 2014

Cidades escolhidas

Entre as cidades escolhidas estão Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Fortaleza, Curitiba, Manaus, Porto Alegre, Natal, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. Participaram da disputa outras seis cidades, entre elas Belém, Campo Grande, Florianópolis, Goiânia, Maceió e Rio Branco.

Jogos da Copa do Mundo de 2014

Em julho de 2011 foi realizado o sorteio que definiu os grupos das eliminatórias, apresentado pelo jornalista Tadeu Schmidt e pela apresentadora Fernanda Lima e transmitido para todo o mundo. Já o sorteio dos grupos só será realizado no fim de 2013, sendo que apenas o Brasil está confirmado por ser o país-sede, fazendo parte do grupo A.

Cidades-sede Jogos da Copa 2014

De qualquer forma, já está definido que o jogo de estreia da Copa será realizado em São Paulo e contará com a presença da seleção brasileira. Já a partida final será disputada no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Os jogos das oitavas de final acontecerão entre os meses de junho e julho e sediarão as partidas as cidades de Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Brasília, Porto Alegre, São Paulo e Salvador. As quartas de final, que ocorrerão nos primeiros dias do mês de julho, serão disputadas nos estádios localizados em Fortaleza, Brasília, Salvador e Rio de Janeiro.

As semifinais acontecerão também no início de julho e serão disputadas no Mineirão, em Belo Horizonte, e na Arena Corinthians, em São Paulo. A decisão do terceiro lugar será disputada em doze de julho em Brasília e a grande final, a ser disputada no dia seguinte, acontecerá no Rio de Janeiro.

Estádios Jogos da Copa 2014 Sedes Jogos da Copa 2014

Vídeo Jogos da Copa 2014

Confira um vídeo sobre o andamento das obras para a Copa 2014

Pesquisar