Jogo África do Sul x Uruguai

links patrocinados

Jogo África do Sul x Uruguai

Jogo África do Sul x Uruguai

Como o apartheid, um regime de segregação racial, vigorou na África do Sul até 1990, o país não tinha até então uma única seleção de futebol reconhecida. No local, cada etnia possuía seus próprios times e seleções, sendo que a seleção formada por brancos chegou a ser reconhecida pela FIFA, que exigiu alguns dias depois que a discriminação racial deixasse de existir no time. Como isto não ocorreu, o reconhecimento foi cancelado. Com o fim do apartheid foi criada uma seleção única, formada por jogadores de diversas etnias.

África do Sul e Uruguai

A seleção sul-africana, apelidada de Bafana Bafana, que significa os garotos, já participou de três Copas do Mundo e de duas Copas das Confederações. Na realizada em 2009 a seleção abocanhou o quarto lugar. Mas a melhor colocação dos Bafana Bafana se deu na Copa das Nações Africanas, ocorrida em 1996, em que os jogadores conquistaram o primeiro lugar.

Já a seleção uruguaia de futebol, conhecida como Celeste por conta da cor da camisa dos jogadores, é uma das mais tradicionais existentes e é considerada recordista de títulos oficiais. A seleção Celeste já venceu duas Copas do Mundo, em 1930 e 1950, dois Jogos Olímpicos, em 1924 e 1928, conquistou o primeiro lugar no Mundialito de Clubes em 1980, subiu ao lugar mais alto do pódio dos Jogos Pan-Americanos em 1983 e venceu nada menos do que 15 vezes a Copa América.

Copa 2010

Os preparativos para a escolha do país-sede da Copa do Mundo de 2010 tiveram início em 2004, quando África do Sul, Egito e Marrocos, além de Líbia e Tunísia como binacionais, se candidataram para receber os jogos. A África do Sul foi o país que recebeu mais votos, seguido pelo Marrocos. Egito saiu da disputa sem receber um mísero voto e a candidatura binacional de Líbia e Tunísia já havia sido cancelada antes da votação.

Para poder sediar os jogos a África do Sul construiu cinco estádios de futebol, e enfrentou atraso no cronograma de obras. Por conta disto, a FIFA chegou a cogitar que outro país fosse escolhido para sediar a Copa, o que não precisou ser feito pois as obras foram entregues a tempo. O mascote oficial desta Copa foi o leopardo Zakumi e a bola, a Jabulani, que continha onze cores diferentes, cada uma delas representando um dialeto ou etnia do país.

Jogo África do Sul x Uruguai

A partida entre África do Sul e Uruguai pelas oitavas de final aconteceu no dia 16 de junho às 15h30 na cidade de Pretória. Com gols de Forlán, que marcou nos 24 minutos do primeiro tempo e também aos 35 minutos do segundo tempo, com pênalti, e de Pereira, que cabeceou no finalzinho da partida, aos 50 minutos, a seleção do Uruguai venceu a partida, passando para a próxima fase como líder do grupo A. A seleção Bafana Bafana enfrentou ainda a seleção francesa no dia 22, venceu a partida por 2 a 1, mas não conseguiu avançar para a próxima fase. Ainda assim, por conta da vitória neste jogo, a seleção da casa conseguiu se despedir da Copa de cabeça erguida.

Fotos

Confira Fotos sobre Jogo África do Sul x Uruguai: Copa de 2010 Jogo África do Sul x Uruguai África do Sul 0 x 3 Uruguai Lances Jogo África do Sul x Uruguai Uruguai vence a África do Sul

Pesquisar
Artigos Relacionados