INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor

links patrocinados

INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor

INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor

Todos os dias, os jornais comentam sobre os preços dos produtos e a inflação. mas poucas pessoas sabem quais são as técnicas aplicadas para este conteúdo seja elaborado. Alguns índices são essenciais para a avaliação da economia e da atividade de produção no país, responsáveis por definir e orientar as politicas econômicas aplicáveis ao momento.

Um dos índices mais importante para o governo federal e para os próprios consumidores é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, conhecido pela sigla INPC. Este índice é apurado de forma mensal pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IGBE.

O que é INPC?

O INPC é apuado pelo Sistema Nacional de Preços ao Consumidores, responsável por oferecer os índices de preço ao consumidor de uma forma sistemática e continua a partir da coleta de informações de preços em diferentes estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço.

Dessa forma, o INPC é responsável por avaliar como o brasileiro está gastando o dinheiro ao mês. Resumindo, ele avalia a proporção de quanto uma família gasta com alimentação, transporte, saúde, entretenimento, ao mês. É um índice importante para avaliar as prioridades do brasileiro e como reduzir estes preços.

Metodologia INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor

Para a avaliação do INPC, o IBGE precisa definir como será feita a coleta de dados. O período de tempo analisado começa no primeiro dia do mês e se entende até o último dia do mesmo mês. a população analisada são as famílias brasileiras que possuem rendimento mensal que fica na faixa de um a seis salários mínimos e que tenha como chefe o assalariado em ocupação principal e seja morados das áreas urbanas analisadas.

Com estas variáveis aplicadas, o INPC avalia então qual é a aplicação do gasto médio das famílias em determinado setor. Depois, é feita uma média que indica a porcentagem gasta todo mês pela população.

Resultados INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor

Os resultados do INPC geralmente são revelados na semana subsequente ao final do mês analisado. Os dados estão disponíveis no site do IBGE para consulta.

INPC

INPC

Para saber como anda a economia do Brasil, vários institutos criando diferentes sistemas de avaliação do mercado. Dessa forma, o governo consegue avaliar o crescimento do Produto interno Bruto, da inflação e também as expetativas para o ano e para os próximos anos.

Um dos índicas mais importantes é o Índice Nacional de Preço ao Consumidor, conhecido pela siga INPC. Ele índice é avaliado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística o IBGE. O INPC foi criado a partir da necessidade de orientar todos os reajustes salariais feitos aos trabalhadores brasileiros.

Avaliação INPC

A avaliação do INPC acontece a partir do Sistema Nacional de Preços ao Consumidor, o SNIPC, que faz a avaliação da produção contínua e sistemáticas de todos os ;índices de observação de preços ao consumidor. Assim, é realiza a coleta de dados em diversos estabelecimentos comerciais, e concessionárias de serviços para a avaliação.

O INPC é calculado todos os meses, e tem como intervalo de análise o primeiro até o último dia útil de cada mês. Dessa forma, é realizada a pesquisa dos processos nas onze regiões que tem maior produção economia e avaliado junto à presumida do orçamento familiar.

Para a análise das família, o INPC tem como público todas as famílias brasileiras que recebem entre um e seis salários mínimos por mês e tem como chefe familiar o assalariado em opção principal e que seja residente das áreas urbanas em análise.

Tipos de gasto INPC

Com o INPC, é possível ter uma visão de como são os gastos dos brasileiros, ou seja, com que e como ele gasta o salario todos os meses. Para isso, o IBGE determina os seguintes tipos de gastos: alimentação, despesas pessoais, vestuário, habitação, transporte e comunicação, artigos de residência, saúde e cuidados pessoais.

Resultados INPC

Graças ao INPC é possível observar os movimentos da sociedade brasileiros e quais são as suas principais preocupações e gastos no momento. Por exemplo, no começo do ano, existe o aumento de gastos com material escolar e uniforme nas crianças. Nos períodos de férias, se observa mais as despesas pessoas feitas em viagens e lazer.

Pesquisar
Artigos Relacionados