Infecção Urinária: O que é e Como Tratar

links patrocinados

Infecção Urinária: O que é e Como Tratar

As infecções do trato urinário, também chamadas apenas de infeções urinárias ou de ITU, são frequentes em ambos os sexo e apresentam diversos sintomas. Além disso, infecções urinárias muitas vezes quando em situações extremas podem ser a causa de mortalidade.

Infecção Urinária: Sintomas e causas

Infecção Urinária: O que é e Como Tratar Infecção Urinária

Em geral, a principal causa das infeções do trato urinário são as infecções bacterianas, ou seja, as bactéria que encontramos em nosso trato digestivo, conhecida como Escherichia coli. Além disso, infecções causadas por vírus e por fungos podem atingir o trato urinário, mas claro, que estes são casos de exceção. As infecções também acontecem por causa da falta de uma hidratação adequada, queda dos níveis séricos de estrogênio e uso de espermicida.

Os sintomas mais comuns de pacientes que apresentam infecções urinárias são urinar com baixo volume e várias vezes por dia, também conhecido como polaciúria, ardor ao urinar, fenômeno que recebe o nome de disúria, presença de sangue na urina e febre, também chamada de hematúria, dor suprapúlica, dores lombares, desejo intenso e súbito de urinar e alteração do odor e da cor da urina.

Infecção Urinária: O que é

Confira mais

Em caso de crianças, pacientes diabéticos, idosos e em pessoas imunossuprimidas, os sintomas pode ser notados pela apatia, pela queda de estado geral e alteração do nível de consciência.

Em todos os casos, a gravidade da infecção urinária pode ser determinada pelo volume de contaminação, pela agressividade da bactéria e pela inadequação dos mecanismos de defesa do organismo.

O diagnóstico de infecções de urina devem ser realizados através de exames laboratoriais de urina tipo I e urocultura. Além disso, se o médico achar necessário ele pode pedir outros exames laboratoriais adicionais.

Infecção Urinária: Como Tratar

Infecções urinárias complicadas

Nas infecções de trato urinário consideradas graves, chamadas por médicos de complicadas, os pacientes podem apresentar anormalidades anatômicas e funcionais do sistema urinário, como refluxo, obstrução, incontinência urinária e bexiga neurogênica. Além disso, alguns fatores pode facilitar a presença e indicar infecções de trato urinário graves, como diabetes, idade avançada, gravidez, uso recente de antibióticos, manipulação cirúrgica do sistema urinário, imunossupressão, uso de sonda vesical ou de cateteres, internações hospitalares e sintomas que persistam por mais de 7 dias.

Neste caso, é necessário realizar exames radiológicos para avaliar melhor a presença dos agravantes da infecção e ainda a gravidade do problema. Vale ressaltar, que em caso de infecção de trato urinário grave o tratamento ideal é feito com o uso de antibióticos, que na maioria das vezes é ministrado por via oral. O tempo de tratamento varia de acordo com a gravidade do problema e doa agravantes do mesmo.

Infecção Urinária: O que é e Como Tratar - saiba mais

Mais informações

Para mais informações sobre o que é a infecção urinária e sobre o tratamento adequado procure o seu médico urologista. Ele poderá orientar qual é o tratamento ideal e a gravidade do seu problema. Em alguns casos, são necessários a realização de procedimentos cirúrgicos, que vão desobstruir o canal urinário. Em casos mais graves pode ser necessário a extirpação do rim.

Pesquisar
Artigos Relacionados