Índice IGPM e IPCA de 2014

links patrocinados

Índice IGPM e IPCA de 2014

Entender sobre as taxas de inflação do país é o primeiro passo para saber como e porque acontecem tantos aumentos nos valores de mercado. Esses índices servem para calcular o preço tanto de bens quanto de serviços vendidos aos consumidores do Brasil. Confira mais informações sobre dois indicadores instituídos em território nacional, o Índice IGPM e IPCA de 2014. Veja ainda como é possível fazer a consulta dos mesmos.

Sobre o que calcula o Índice IGPM de 2014

Índice IGPM e IPCA de 2014 Índice IGPM e IPCA

Índice IGPM de 2014 é uma sigla para Índice Geral de Preços de Mercado, com responsabilidade de cálculo de estudiosos em economia da FGV (Fundação Getúlio Vargas). Ele é medido entre os dias 21 e 20 de dois meses diferentes, sendo diferente do período de análise de outros indicadores de inflação, que são analisados nos 30 dias mensais. Essa pesquisa de inflação começou a ser feita a partir do ano de 1889, por um pedido de diversas instituições.

A taxa do Índice IGPM de 2014 é usada para medir a inflação que recai sobre vários tipos de bens e serviços, antes mesmo de ele chegar até ao consumidor. Um exemplo de avaliação é sobre o valor do aluguel do país, além de serviços de atacado.

Conheça o Índice IGPM e IPCA de 2014

Como deve ficar o IGPM no ano de 2014

Ainda não se possuem divulgações oficiais sobre o Índice IGPM de 2014, mas no final do ano anterior, o mesmo passou por um significativo aumento de 1,5%. Todos os interessados em saber como ficará a taxa para o próximo ano podem consultar o portal oficial da FGV e olhar no menu Índices Gerais.

IGPM e IPCA de 2014

Sobre o Índice IPCA de 2014 e como ele funciona

Já o Índice IPCA de 2014 é um indicador de inflação do Brasil, que mede a taxa de imposto cobrado em vários tipos de mercadorias vendidas. Algumas das das categorias analisadas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo são aquelas em que os cidadãos usam constantemente, como os Alimentos, Transporte, Educação, Moradia, Despesas Cotidianas, Saúde, Peças de Vestuário e outros.

Onze capitais de várias regiões do país foram analisadas para se chegar a um percentual do Índice IPCA de 2014, sendo elas os municípios de São Paulo, Brasília, Curitiba, Belém, Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia e Recife. Outras cidades estão passando por avaliações para ver se devem ser inseridas no contexto de estudo do indicador de inflação.

Índice IGPM e IPCA de 2014 - saiba mais

Como fica o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo para 2014

Pesquisadores e economistas calculam que o Índice IPCA de 2014 não deve ser muito diferente de 5,7%. No ano de 2013, a taxa ficou em 0,1% menor, mostrando um pequeno diferencial quanto aos dois períodos.

Os que tiverem interessados em fazer uma consulta de forma detalhada no Índice IPCA de 2014 de cada categoria estudada devem entrar a página virtual do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A tabela completa de preços pode ser baixada ou acessada diretamente no site, de forma online.

Pesquisar