Imposto de renda atrasado: como declarar

links patrocinados

Imposto de renda atrasado: como declarar

O período de declaração do imposto de renda no Brasil começa no inicio do mês de março e encerra no final do mês de maio. Esse é o prazo determinado na legislação para devolver os tributos ao leão, quem não pagar os impostos pode ter grandes problemas mais tarde. No entanto o governo ainda oferece uma alternativa para quem não cumpriu o prazo previsto, que poderá declarar logo após o primeiro dia útil após o feriado de Corpus Christi. Veja como declarar o imposto de renda atrasado.

Como declarar imposto de renda em atraso

Quem ainda está em atraso deve se antecipar para colocar as contas em dia com o fisco.

Imposto de renda atrasado: como declarar Imposto de renda

Para declarar o imposto de renda, o contribuinte precisa do programa para gera a declaração que está disponível no site da Receita Federal, depois de baixar o programa gratuitamente você deverá também fazer a instalação do Receitanet, que permite o envio da declaração.
Porém quando o período da declaração de imposto de renda for perdido, você vai precisar tomar outras medidas devem ser tomadas, primeiro vá até uma das unidades da Receita Federal mais próximas de você ou entre em contato por meio da página online da instituição, onde você pode fazer a regularização do seu estado.

Declarações atrasadas

Sistema para declarações atrasadas

No site você já vai encontrar um sistema disponível para declarações em atraso, no entanto é importante declarar o quanto antes, pois a cada dia a multa deve aumentar.
Após acessar a página da Receita Federal, selecione a opção Sicalc, com esse recurso você poderá atualizar os valores de multa. O valor apresentado pela Sicalc, tem ainda o acréscimo de 0,33% de multa sobre o tributo devido por você, e ainda a Selic com um por cento ao dia. Depois de ter os valores calculados para efetuar o pagamento, preencha a Declaração Anual de Imposto de Renda disponível também na página da Receita. Depois de todas as informações prestadas corretamente, envie-a para processamento, acompanhe todo o envio e aguarde o comprovante que deve ser impresso por você.

Multa de imposto de renda atrasado

Multa para declaração em atraso do Imposto de renda

Os contribuintes que não declaram o imposto de renda na data prevista, podem fazer o pagamento atrasado no entanto devem pagar multa de um por cento sobre os tributos devidos. Aqueles que não tem imposto, mas não declararam também são multados em R$ 165,74.
A multa vale também para quem tem valores a serem restituídos pelo governo, nesse caso o valor é calculado sobre os tributos devidos e pode ficar ainda mais caro quero a restituição que tem a receber. A normativa vale em todo o território brasileiro independente da jurisdição estadual.

Declaração do Imposto de Renda

Imposto de Renda

O imposto de renda é um dos tributos obrigatórios na legislação brasileira a ser devolvido para o governo federal. O valor é feito a partir de deduções mês a mês, e declarado uma vez ao ano, tributo que é destinado a segurança-pública, saúde e educação de todo o país. O imposto é declarado gratuitamente pela internet ou mesmo nas instituições bancários da Caixa Economica Federal ou do Banco do Brasil. A declaração do imposto é obrigatória a parte da população de pessoa física com rendimentos anuais a parti de R$ 24.556,65 e no caso das instituições de pessoa jurídica o valor varia, para saber se você precisa declarar o imposto de renda acessse a página da Receita Federal.

Pesquisar
Artigos Relacionados