Imposto de Renda 2013: prazo de entrega

Imposto de Renda 2013: prazo de entrega

Imposto de Renda 2013: prazo de entrega

A declaração do imposto de renda é realizada todos os anos, sendo que o usuário declara todos os seus recebimentos referentes ao ano anterior. Esta declaração é exigida por lei e o declarante é obrigado a fazê-la para que o órgão responsável por fiscalizar os demais impostos tenha acesso a todos os gastos e recebimento que o CPF do declarante tenha tido acesso no ano em questão.

Para que serve o imposto de renda

A declaração de imposto de renda é cobrada tanto de pessoas físicas quanto das pessoas jurídicas, uma vez que você deverá declarar o imposto de renda em nome de todos os seus dependentes.

A base de cálculo do tributo leva em consideração o rendimento mensal do declarante, sendo que o imposto de renda é cobrado mensalmente do trabalhador e ao final do ano em exercício é necessária a declaração do imposto de renda para que o governo tenha acesso a todos os rendimentos e adéqüe a alíquota caso o trabalhador esteja recebendo mais que no ano declarado.

Histórico do Imposto de Renda

Histórico da cobrança do imposto de renda

O imposto é cobrado em diversos países e no Brasil foi instituído no ano de 1843, em sua primeira tentativa, mas não foi bem sucedido porque o tamanho do território e o número baixo de contribuintes acabavam inviabilizando a cobrança. Quando aconteceu a Guerra do Paraguai o governo também tentou aplicar a cobrança nos anos de 1964 e 1870, mas novamente o imposto não vigorou.

Quando o imposto de renda foi definitivamente cobrado

A nova cobrança efetuada pelo governo visava atender uma alta demanda de recursos para financiar a educação, saúde e o desenvolvimento nas áreas urbanizadas, sendo que em 1922 o imposto finalmente foi cobrado e desde então vigora em lei. As taxas de imposto variavam de acordo com o que o trabalhador recebia, sendo que os que recebiam mais consequentemente parariam mais de imposto, as alíquotas do imposto de renda na época variava entre 8% e 20%. Inicialmente, logo que instaurado o imposto, quem fazia a conferencia das declarações e dados era o Ministério da Fazenda, pouco depois foi criado o SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados – e em 1968 fora criada a Secretaria da Receita Federal do Brasil para efetuar esta conferência.

Como declarar Imposto de Renda

Como declarar e qual é o prazo para o imposto de renda de 2013

Se você tem uma empresa, o ideal é que peça a ajuda de um contador na hora da declaração do imposto de renda. Afinal, ele já deve fazer a contabilidade de sua empresa e a cobrança dos impostos em geral. Se você é pessoa física e ainda tem dúvidas, é interessante consultar a Receita Federal da sua cidade, ou até mesmo no site da receita você verá dicas de como fazer a declaração. Nesta semana a Receita Federal liberou o download de um programa que se baixado em seu computador você deverá preencher com seus dados e ele fará o cálculo de quanto será a alíquota e a declaração. O período para as declarações terá início em 1º de março e irá expirar em 30 de abril, o quanto antes você declarar será mais fácil e também não correrá o risco de perder as datas.

Site da Receita Federal Imposto de Renda- Receita Federal

Imposto de Renda 2013: prazo de entrega

Confira um vídeo sobre o prazo de entrega do Imposto de Renda:

GD Star Rating
loading...
Imposto de Renda 2013: prazo de entrega, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados