Importância dos carboidratos

links patrocinados

Importância dos carboidratos

Os tão falados e conhecidos carboidratos nada mais são do que pequenas biomoléculas compostas por hidrogênio, oxigênio e carbono. Ademais, outros compostos também podem ser encontrados na composição, como o enxofre e fósforo.
A importância dos carboidratos se dá principalmente pelos benefícios energéticos que esta é capaz de provocar nos organismos humanos. Mas, pode se dizer que benefícios na saúde, proteção do organismo, e até mesmo nos tecidos e parede celular das bactérias também são outros aspectos que somente esses compostos podem proporcionar, o que explica a importância dos carboidratos. E, não se assustem, pois os carboidratos são os elementos mais abundantes de toda a terra, existindo vários tipos destes que estão presentes inclusive em diversos alimentos.

Importância dos carboidratos na alimentação

Por que a importância dos carboidratos na alimentação? Estes devem ser inclusos, pois garantem uma melhor qualidade de vida dos indivíduos que visam uma alimentação saudável.

Importância dos carboidratos Carboidratos

Sendo a principal fonte de energia dos nossos organismos, a importância dos carboidratos pode ser comprovada quando nota-se que os alimentos ricos nestes estão sempre na base da famosa pirâmide de alimentos. E vocês sabem o que isso significa? Significa que é necessário ingerir o maior número destes, quando considerados os outros itens da pirâmide alimentar.
Para quem está fazendo dieta, um ponto a mais: os alimentos “integrais”, tais como pães, bolachas e torradas fornecem uma maior quantidade de fibras! Ótimo motivo para começar a se alimentar considerando a importância dos carboidratos, não é mesmo? Além disso, os mesmos alimentos também são responsáveis por outras fontes de nutrientes, tais como vitaminas A, B e C.

Carboidratos e atividades físicas

A importância dos carboidratos e a atividade física

Existe uma grande relação entre a importância dos carboidratos e a atividade física, você sabe por quê? O que acontece é que os carboidratos, além de nos fornecerem uma maior quantia diária de energia, são capazes também de preservar a massa muscular, o que garante a boa funcionalidade do sistema nervoso central dos que entendem a importância dos carboidratos.
Assim sendo, os indivíduos que consomem diariamente uma quantia ideal de carboidratos poderão encontrar em seus resultados de exercícios físicos uma melhora sem igual, além do cansaço que é diminuído.

Alimentos ricos em carboidratos

Alimentos ricos em carboidratos

Você conhece os alimentos ricos em carboidratos? Saiba que estes são muito comuns, e devem estar presentes em nossa rotina diária: arroz, bolachas, pães, mandioca, massas de forma geral, cereais, barrinhas de cereais, batatas, frutas e legumes são alimentos ricos em carboidratos, e encontrá-los é muito fácil, não é mesmo?
Para manter uma dieta saudável considerando a importância dos carboidratos então é muito simples, já que os alimentos que possuem grande presença de carboidratos normalmente estão em nossos almoços ou jantares, e se ainda não estão, lembre-se de incluí-los com a maior frequência possível.

O que são carboidratos

Você sabe o que são carboidratos?

Para os mais preocupados com a importância dos carboidratos, saibam que existe um Guia Alimentar para a População Brasileira, que presa pela importância dos carboidratos, indicando diversas recomendações de alimentos ricos em tais biomoléculas. O guia foi publicado no ano de 2005, pelo próprio Ministério da Saúde. Para acessá-lo, basta procurar pelo nome do guia na internet.

Pesquisar
Artigos Relacionados