IMC Calculadora

links patrocinados

IMC Calculadora

IMC Calculadora

É bastante comum que as pessoas, principalmente as mulheres, se preocupem com o peso corporal. Afinal de contas, estar “gordinho(a)” pode ser um pesadelo para alguns, e é importante ressaltar que esse estado é também um problema para a saúde do indivíduo, já que vários problemas cardíacos, circulatórios, endócrinos, ósseos e respiratórios estão relacionados à obesidade.

Vale dizer que, em vários casos, a pessoa cisma que está acima do peso por causa da aparência, mas na verdade não está. Existe uma maneira bem fácil de medir isso: a tabela do IMC, ou Índice de Massa Corporal. O IMC é uma medida internacional utilizada por vários profissionais de saúde para conferir se a pessoa está no peso ideal.

Ela foi desenvolvida pelo polímata Lambert Quételet no final do século XIX, e foi adotada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como medida padrão.

O IMC pode ser calculado por qualquer pessoa, basta ter por perto uma fita métrica e uma balança, ou saber exatamente a sua altura e peso. Contudo, o método tem algumas limitações: ele não pode ser usado em crianças, por exemplo, porque elas tem um ritmo diferente de peso e estão constantemente crescendo, então saber se uma criança está acima do peso ou não depende de uma série de fatores.

O IMC também pode ter algumas distorções com relação aos adultos. Se a pessoa é muito forte e levanta pesos constantemente, ela provavelmente vai ter muita massa corpórea e não será gorda. Diferentes raças e etnias também podem influenciar, já que algumas delas são, por natureza, mais pesadas, e outras são menos.

Como calcular o IMC

Fazer o cálculo do IMC é muito fácil, rápido e preciso. Basta pegar o seu peso e dividir por sua altura multiplicada por ela mesma. Para dar um exemplo, se uma pessoa pesa 65 quilogramas e mede 1,72 de altura, o IMC dela será: 65/1,72×1,72= 22,03.

Para conferir em que parte da tabela o IMC se encaixa, faça o seguinte: se o resultado do seu cálculo for inferior à 18,5, você está abaixo do peso ideal para sua altura. De 18,6 até 24,9 a pessoa é considerada saudável – como é o caso do nosso exemplo ali em cima. Se o resultado da conta der entre 25,0 e 29,9 cuidado: já existe peso em excesso.

A partir desse número, já são considerados graus de obesidade. De 30 até 34,9, é obesidade grau I, de 35 até 39,9 é obesidade grau II (também chamada de obesidade severa) e de 40 para cima é considerada obesidade mórbida. Se você tem um IMC entre um desses números, é provável que você já sofra com algum tipo de problema relacionado à obesidade.

Calculadora

Se você é ruim de cálculo ou quer encontrar uma maneira ainda mais fácil de saber qual é o seu índice de massa corpórea, tem uma série de sites na internet que disponibilizam uma calculadora de IMC. Basta preencher os campos com seu peso e sua altura, e o site logo calcula exatamente o índice para você. Faça o teste e fique de olho na sua saúde.

Pesquisar
Artigos Relacionados