IBAMA concurso

links patrocinados

IBAMA concurso

IBAMA concurso

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA – é uma das autarquia do governo federal que estão vinculadas junto ao Ministério do Meio Ambiente. O IBAMA é hoje um órgão executivo responsável pela aplicação da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA).

Entre suas atividades desenvolvidas, ele ainda conta com programas de conservação e preservação do patrimônio natural, ou seja, matas e planos geológicos, e ainda deve fiscalizar a utilização de todos os recursos naturais do país.

Como o IBAMA é um órgão bastante grande, ele realiza a contração de profissionais de diversas áreas e diversos níveis. Além disso, ele conta com unidades distribuídas em todo o país, o que oferece vagas de empresa a brasileiros de diversas regiões.

Os concursos do IBAMA estão entre os mais concorridos uma vez que se trata de um cargo público, bastante procurado pela boa remuneração, estabilidade e as chances de crescer dentro do órgão. Os concursos costumam acontecer anualmente para a contratação de vagas variadas.

Editais de publicação de concursos do IBAMA

Todas as informações necessárias para participar de um dos concursos do IBAMA estão disponíveis nos editais de publicação de abertura de concursos, que são publicados diretamente no link especial de concursos do órgão e também em sites especiais em concursos.

No edital, é possível conferir informações sobre números de vagas abertas por nível, número de vagas pro profissões, remuneração inicial, carga horaria, entre outras informações referentes ao emprego. O edital ainda informa datas de inscrições, de provas, de divulgação de resultado, entre outros.

Os interessados em ingressar em uma das vagas oferecidas pelo IBAMA podem conferir as edições anteriores do concurso. Assim, podem conhecer mais sobre a natureza das provas e estudar.

Ibama CTF

Ibama CTF

O Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, mais conhecido através do seu acrônimo, é um órgão executivo que está vinculado ao ministério do Meio Ambiente. A autarquia federal foi fundada no dia 22 de fevereiro de 1989 e tem por objetivo desenvolver vários programas com o intuito de preservar e conservar o patrimônio natural, bem como fiscalizar a utilização dos recursos naturais que são eles: o solo, a água, a fauna a flora, entre tantos outros.

História do Ibama

O Ibama foi criado através da lei nº 7 735, no ano de 1989, no dia 22 de fevereiro. Ele surgi através da fusão de quatro antigos órgãos que trabalhavam na área do meio ambiente, que eram as Sema (Secretaria do Meio Ambiente), Sudhevea (Superintendência da Borracha), Sudepe (Superintendência da Pesca) e IBDF (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal).

Criação do Ministério do Meio Ambiente

No ano de 1990, o Governo Federal criou a Secretaria do Meio Ambiente da Presidência da República, com o acrônimo de SEMA. Dois anos após sua criação, ele foi modificado pelo então Presidente da República, o político Itamar Franco, no anode 1992, para Ministério do Meio Ambiente.

Na época de sua criação, contava com o IBAMA como o órgão de gerenciador das questões ambientais. A atual ministra do Ministério do Meio Ambiente é a política e bióloga Izabella Teixeira, que assumiu no ano de 2010, substituindo Carlos Minc.

Ibama CTF

O CTF, Cadastro Técnico Federal, foi instituído pela lei federal nº 6 938/81. Esta lei trata da Política Nacional do Meio Ambiente, e visa regulamentar as Utilizadoras de Recursos Ambientas ou as Atividades Potencialmente Poluidoras, que por sua vez era administrado pelo Ibama.

O objetivo deste cadastramento é para monitorar todas as atividades que possam ser poluidoras. Visa ainda o controle de produtos perigosos e sua utilização, e ainda sobre os recursos ambientais, da flora e fauna do país.

Até um tempo, este cadastro era feito pelo Ibama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis. Depois da criação do Ministério da Pesca e Agricultura, no ano de 2003, passou a ser seu dever o Cadastramento Técnico Federal.

Pesquisar
Artigos Relacionados