Hapkido

links patrocinados

Hapkido

Hapkido

Uma arte marcial que tem inspirações durante milênios como o hapkido merece ser respeitada e conhecida. Com a saída de monges budistas que habitavam o território onde hoje é a Índia para a China esse tipo de conhecimento começou a ser difundido para mais culturas. A princípio os movimentos que originaram o hapkido eram feitos com o intuito de fortalecer o KI, um tipo de força central ou energia vital do ser humano. Por volta de 372 depois de Cristo a hapkido começou a ser desenvolvido na Coréia, mas como forma de auto defesa, isso porque nessa época havia a ocorrência de muitos saqueadores. Desde então esta luta se espalhou pelo mundo e também está presente no Brasil.

Primeiros mestres e características da luta

O que e o Hapkido

O hapkido teve como primeiros mestres a ensinarem e aprimorarem essa técnica Ji Han Jae e Yong Sul Choi’. Segundo alguns dados Youg foi o precursor de tudo e Ji, provavelmente foi seu discípulo, que conseguir assimilar o hapkido e passar adiante já com movimentos aperfeiçoados. Com um número superior a nada mais nada menos que 10 mil movimentos, basicamente o hapkido tem como característica técnicas de escapes, torções e esquivas e também técnicas de chutes e socos, mas todas fundamentadas em um pensamento de auto defesa. Nessa arte marcial são usados diferentes tipos de instrumentos como espadas, leques, facas, bengalas, bastões, cordas, entre outros. O hapkido funciona também como instrumento terapêutico uma vez que pode desenvolver no estudante áreas como o equilíbrio, percepção corporal, disciplina e compreensão estável entre corpo e monte.

Incorporação de elementos no Hapkido

Arte marcial Hapkido

Os monges budistas não usavam qualquer tipo de instrumento em suas técnicas e serviram apenas como influência para o surgimento do hapkido na Coréia. A incorporação de elementos como as facas e outros objetos, acredita-se, foi um intento genuíno introduzido pelos mestres fundadores desta diferente arte marcial. Assim, eram usadas a faca pequena (Dan guon), faca tipo longa espada (Jang goun), bastão curto (Jang boung), bengala (Yi), Corda (Kun), estrela (Tu sook), dentre outros elementos. Esses objetos continuam até hoje sendo usado por aprendizes da luta, mas novos elementos foram introduzidos como cadeiras, vasos, etc. Há indícios de que o hapkido tenha influenciado também o nascimento de outras diversas artes marciais.

Hapkido para todas as idades e gêneros

Mestres do Hapkido

No Brasil existe a Confederação Brasileira de Hapkido, com sede na cidade de São Paulo e também a Confederação de Hapkido do estado de São Paulo. Essas confederações oferecem aulas para aprender ou aprimorar a técnica coreana. Qualquer pessoa a partir dos seis anos de idade e de qualquer gênero pode tentar o hapkido, uma vez que para praticar não é necessário ter força física e sim habilidade técnica. Para isso é preciso ter muita força de vontade e disciplina nos treinos.

Hapkido: Dans e Gubs

Similar a demais artes marciais o Hapkido tem graus de aprendizado simbolizados por cores de faixas, são as chamadas “gubs”. Assim, quando o estudante adquire a faixa vermelha, que é o terceiro grau de aprendizagem, ele passará a contar os níveis como “dans”, bem parecido com outras artes marciais como a do judô, por exemplo.

Confederacao Brasileira de Hapkido Faixas de Hapkido

Pesquisar
Artigos Relacionados