Hábitos que Previnem o Desgaste dos Dentes

links patrocinados

Hábitos que Previnem o Desgaste dos Dentes

Manter uma boa higiene bucal é o mais importante cuidado que se deve ter com a boca, mas este hábito sozinho não garante que você tenha um sorriso livre de problemas, como manchas, desgaste do esmalte e pequenas fissuras. Muita força para manusear a escova, o estresse e até mesmo a escolha do creme dental errada podem acabam desgastando os dentes. Por isso, veja aqui quais são os principais inimigos dos dentes lindos e saudáveis.

Bruxismo e Estresse

Hábitos que Previnem o Desgaste dos Dentes Confira os Hábitos que Previnem o Desgaste dos Dentes

Hábito de ranger e de apertar os dentes, principalmente enquanto dormimos pode provocar um alto desgaste da dentina e do esmalte dos dentes. Além disso, o bruxismo acaba causando fraturas nos dentes e ainda dores de cabeça. Por isso, se você sofre com esse problema, uma boa dica é procurar um dentista, porque existem aparelhos móveis que são usados para dormir que combatem o bruxismo. Outra maneira de combate ao problema é tentar porque você anda tão tenso ao dormir. O estresse também é um dos grandes causadores do bruxismo, mas ele também é capaz de favorecer o aparecimento das cáries.

Saiba os Hábitos que Previnem o Desgaste dos Dentes

Confira mais

Isso porque quando há estresse, a imunidade do nosso organismo está mais abalada, fazendo com que os microrganismos que causam a cárie encontrem um ambiente totalmente propício para se desenvolverem. Outro problema que pode causar o desgaste dos dentes é a gastrite e demais problemas estomacais. Isso acontece por causa exclusivamente do líquido ácido que sai do estômago. Por isso, uma boa dica para evitar que o dentes se desgastem é procurar ajuda de um médico gastroenterologista. Muitas vezes pequenas mudanças na alimentação podem aliviar estes desconfortos estomacais.

 Desgaste dos Dentes

Escovação inadequada

Uma escovação inadequada também acaba desgastando os dentes. Além disso, este hábito pode fazer com que haja uma perda de estrutura dental e exercer uma pressão excessiva na boca. Outro hábito ruim que acaba causando um desgaste nos dentes é usá-los como ferramenta, seja para abrir latas, garrafas ou outros objetos. Pode não parecer, mas a força exercida durantes esses movimentos acaba ferindo a gengiva, desgasta o esmalte e ainda tira lascas dos dentes. Em alguns casos mais graves, pode ser necessário até mesmo a extração do dente, já que eles podem causar fraturas na estrutura bucal.

Hábitos que Previnem o Desgaste dos Dentes - saiba mais

Alimentos ácidos e os alimentos muito duros

Os alimentos ácidos quando consumidos com frequência acabam ajudando a aumentar o desgaste dos dentes. O vinagre, as frutas, os vinhos e os refrigerantes podem enfraquecer a superfície do esmalte do dente e ainda causar dor ou sensibilidade. Por isso, a melhor forma de proteger a sua boca é fazer uma higiene bucal assim que terminar de comer, seja qual for o alimento. Já os alimentos muito duros podem causas fraturas dentais, assim como o hábito de usar os dentes como ferramentas. Além disso, vale ressaltar que os alimentos muito açucarados, como as balas e os alimentos pegajosos, permanecem por mais tempo na boca, aumentando dessa maneira o risco de ocorrerem cáries.

Pesquisar
Artigos Relacionados