Guia de Carreiras – Hotelaria

links patrocinados

Sobre Guia de Carreiras - Hotelaria

Guia de Carreiras – Hotelaria

Dentre as diversas carreiras que serão impulsionadas pelos eventos esportivos que acontecerão no Brasil nos próximos anos, a hotelaria certamente figura entre as principais. Com a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, o Brasil passará por uma forte demanda por profissionais que saibam lidar com turistas. E este é um dos principais requisitos para quem deseja ingressar nesta área.

Sobre Hotelaria

É comum pensarmos que a carreira em hotelaria se restringe ao trabalho em restaurantes e hoteis. Entretanto, diversos outros setores têm empregado estes profissionais, como companhias aéreas, parques, shoppings e até mesmo laboratórios clínicos. O objetivo destas empresas é contar com profissionais que possam ajudar a oferecer um serviço mais qualificado a seus clientes.

Segundo Cintia Goldenberg, que coordena o curso de hotelaria na Universidade Estácio de Sá, o mercado de trabalho para o setor inclui qualquer empresa que ofereça serviços. Existem duas modalidades de cursos de hotelaria: técnico ou graduação. No caso das graduações, a formação é mais completa e, portanto, os salários costumam ser maiores. Enquanto o curso técnico está mais voltado para as atividades no mercado de trabalho, no ensino superior os acadêmicos aprendem conceitos como o de hospitalidade e cortesia.

Personalização

De acordo com Mariana Morato, professora na Estácio de Sá, o público tem se tornado cada vez mais exigente em relação ao atendimento, principalmente devido ao aumento de poder aquisitivo do brasileiro. Por isso, hoje em dia não basta oferecer serviços básicos – como camas confortáveis e chuveiros quentes no caso de hoteis, por exemplo. O bom profissional da hotelaria deve, também, fazer com que os clientes se sintam especiais, através de serviços personalizados.

Mariana afirma que, se os estudantes não têm problema em trabalhar em feriados e finais de semana, o mercado rapidamente oferecerá vagas. No início da carreira, o mais comum é que estes profissionais atuem em setores como recepcionista e mensageiro. Após adquirir experiência, entretanto, diversos profissionais atingem cargos de gerência, principalmente aqueles que se mostram capazes de lidar com problemas e resolvê-los rapidamente.

O curso

O curso superior em hotelaria, desde seu primeiro ano, oferece aulas teóricas e práticas que introduzem nos acadêmicos a noção de hospitalidade. A formação inclui disciplinas mais amplas, como filosofia, contabilidade, comunicação e expressão, marketing e economia mundial. Na maioria dos cursos de graduação também são oferecidos cursos em línguas estrangeiras, geralmente espanhol ou inglês.

Grande parte da grade curricular é composta por disciplinas específicas da formação em hotelaria, como alimentos e bebidas, operações hoteleiras e gestão de viagens. Estas disciplinas costumam ser oferecidas em caráter prático, com atuação em hoteis e restaurantes. A obtenção do diploma se dá mediante trabalho de conclusão de curso e estágio obrigatório.

O curso técnico na área, por sua vez, se dedica mais a setores específicos da hotelaria, como manutenção de ambientes e recepção. A maior parte das aulas são práticas, realizadas em locais que simulam hoteis. A graduação tem duração média de três anos e meio, enquanto os cursos técnicos têm dois anos.

Fotos

Confira Fotos sobre Guia de Carreiras – Hotelaria:

Profissão Hoteleiro Hotéis Hotelaria Área de atuação Hotelaria Hotelaria Guia de Carreiras

Pesquisar
Artigos Relacionados