GP de Abu Dhabi
GP de Abu Dhabi
A capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi, sedia desde 2009 o Grande Prêmio de Fórmula 1. Em 2009 e no ano seguinte a corrida foi responsável por encerrar a temporada do esporte. Na primeira vez em que o local recebeu a corrida, que acontece no circuito de rua Yas Island, o grande vencedor foi o alemão Sebastian Vettel, piloto da Red Bull.
GP de Abu Dhabi 2010
Em 2010 a corrida foi disputada no dia 14 de novembro no mesmo circuito. Sebastian Vettel era considerado o azarão daquela corrida, sem muitas chances de vencê-la e sequer de subir ao pódio. Naquele dia os especialistas apostavam suas fichas em Lewis Hamilton e Fernando Alonso, que acumulava muitos pontos e nem precisava chegar entre os três primeiros para ser tricampeão.
Mas os pilotos, a princípio, não seguiram o roteiro que estava desenhado. O alemão Sebastian Vettel se tornou campeão da mesma prova pelo segundo ano consecutivo e aos vinte e três anos de idade se tornou o piloto mais jovem a vencer uma corrida da categoria de construtores. O espanhol Fernando Alonso, piloto da Ferrari, amargurou um sétimo lugar por ter se dirigido ao box cedo demais, e assim ter sido ultrapassado por outros pilotos.
O piloto inglês Lewis Hamilton, da McLaren, chegou em segundo lugar e seu companheiro de equipe, Jenson Button, cruzou a linha de chegada em terceiro lugar. No pódio, os ingleses banharam o alemão de champanhe e festejaram o título com ele. Quem saiu de fininho da corrida e sequer cumprimentou Vettel pela vitória foi Fernando Alonso, que criticou o piloto Vitaly Petrov, da Renault, por não tê-lo deixado passar, e foi vaiado pela torcida.
Em 2010 os brasileiros Felipe Massa e Rubens Barrichello terminaram a corrida em décimo e décimo segundo lugares, respectivamente.
GP de Abu Dhabi 2011
Quem ligou a TV no dia 13 de novembro de 2011 ou estava nas arquibancadas para acompanhar a corrida do GP de Abu Dhabi, tinha a certeza de que veria o alemão Sebastian Vettel vencendo a corrida pela terceira vez consecutiva. O piloto da Red Bull, porém, sofreu com um pneu furado logo no início da corrida e teve que abandoná-la ainda na primeira volta. Quem se deu bem com a tragédia de Vettel foi Lewis Hamilton, que correu muito bem durante todo o circuito, disputando a primeira posição com Fernando Alonso, e venceu a corrida. O espanhol Alonso precisou se contentar com o segundo lugar e Jenson Button subiu ao pódio na terceira posição.
Felipe Massa se saiu melhor em 2011, abocanhando a quinta posição, ao contrário do conterrâneo Barrichello, que largou em último e chegou em décimo segundo lugar.
GP de Abu Dhabi 2012
Durante os treinos para o GP de Abu Dhabi de 2012 o alemão Sebastian Vettel foi punido por conta do combustível e teve de largar em último lugar. A punição, no entanto, não foi tão dramática, visto que o piloto da Red Bull conseguiu subir ao pódio, tendo chegado em terceiro lugar. O piloto Kimi Raikkonen conseguiu a façanha de chegar em primeiro lugar, a primeira vez desde o retorno à Fórmula 1 na temporada, seguido pelo espanhol Fernando Alonso.
Vídeo GP de Abu Dhabi
Confira um vídeo de apresentação do GP de Abu Dhabi