GP da Bélgica

links patrocinados

GP da Bélgica

GP da Bélgica

O Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1 foi disputado pela primeira vez em 1925 e faz parte do campeonato oficial da categoria desde 1950. Os pilotos competem no circuito de Spa Francorchamps, localizado na cidade de Ardenas, que também recebe o campeonato 24 Horas de Spa todos os anos.

Contando com aproximadamente sete mil quilômetros de extensão, vinte curvas e quarenta e quatro voltas, o circuito foi percorrido mais rapidamente pelo piloto Kimi Räikkönen, da Mercedes-Benz, em 2004, quando conseguiu completar a prova em uma hora e quarenta e cinco minutos.

O piloto que mais vezes venceu o GP da Bélgica foi o alemão Michael Schumacher, tendo subido no lugar mais alto do pódio em seis ocasiões. Já a equipe detentora do maior número de títulos é a italiana Ferrari, que conta com dezesseis vitórias.

GP da Bélgica de 2010

GP da Belgica de Formula 1

O Grande Prêmio da Bélgica em 2010 foi disputado no dia 29 de agosto, tendo sido a décima terceira prova da temporada. Durante o treino, os pilotos Mark Webber, da Red Bull, Lewis Hamilton, da Mc-Laren, e Robert Kubica, da Renault, alcançaram os primeiros lugares.

No dia da prova propriamente dita, as primeiras posições do pódio foram ocupadas, respectivamente, pelo britânico Lewis Hamilton, pelo australiano Mark Webber e pelo polonês Robert Kubica.

Os brasileiros Felipe Massa e Lucas di Grassi alcançaram a quarta e a décima sétima posições, nesta ordem. Bruno Senna foi suspenso e Rubens Barrichello abandonou a corrida após uma colisão.

GP da Bélgica de 2011

Circuito do GP da Belgica

Em 2011, o GP da Bélgica foi disputado praticamente no mesmo dia do ano anterior, desta vez em 28 de agosto. Durante o treino a pole foi conquistada pelo alemão Sebastian Vettel, piloto da Red Bull, que conseguiu completar o circuito em aproximadamente uma hora e quarenta e oito minutos.

Na corrida, o alemão Vettel confirmou o favoritismo e subiu ao lugar mais alto do pódio. Na segunda colocação veio Mark Webber, colega de equipe, e a terceira posição foi ocupada por Jenson Button, piloto da McLaren.

GP da Bélgica de 2012

F1 GP da Belgica

Em 2012 a corrida do Grande Prêmio da Bélgica aconteceu um pouquinho mais tarde, em dois de setembro. O piloto britânico Jenson Button conquistou a pole no treino classificatório e também o primeiro lugar na corrida, tendo conseguido completar o circuito em cerca de uma hora e meia.

Durante o treino classificatório os pilotos Nico Rosberg e Mark Webber foram punidos por trocar a caixa de câmbio, enquanto que Pastor Maldonado caiu algumas posições no grid por ter bloqueado o piloto Nico Hulkenberg.

Também subiram ao pódio o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, e Kimi Räikkönen, da Lotus. Por ter causado um acidente logo no início da prova, que culminou com uma colisão e consequente abandono dos pilotos Fernando Alonso e Sérgio Pérez, o francês Romain Grosjean foi punido após a prova e proibido de participar da próxima etapa da F1, a ser disputada em Monza.

GP da Belgica 2012 Premio GP da Belgica

Pesquisar
Artigos Relacionados