Final do Brasileirão 2009

links patrocinados

Final do Brasileirão 2009

Final do Brasileirão 2009

O campeonato Brasileiro

O campeonato Brasileiro – mas conhecido como Brasileirão – é realizado todos os anos e entram na disputa os melhores times de várias regiões do Brasil! Organizado atualmente pela CBF – Confederação Brasileira de Futebol – este é considerado como o principal torneio dos clubes do Brasil.

Assim como todos os anos, o campeão do torneio é o time que ao longo da disputa inteira somar a maior quantia possível de pontos, sendo que: ganha 3 pontos o time vencedor do jogo, 0 o perdedor, e 1 ponto para ambos os times no caso de empate.

Para quem acompanha o campeonato brasileiro anualmente, sabe que aofinal do brasileirão 2009 foi uma das mais disputadas de todos os tempos: com torneios emocionantes e partidas que resultaram em conflitos – comentadas até atualmente – como foi o caso da partida entre o time Coritiba – do estado do Paraná – e o clube Fluminense – do estado do Rio de Janeiro, que será comentada posteriormente.

Brasileirao 2009

4 divisões

O ano de 2009 marcou o início da série D no Campeonato Brasileiro. No final, o São Raimundo do Pará sagrou-se campeão, após vencer o Macaé do Rio de Janeiro na grande final do Brasileirão 2009 da primeira série D da história.

Na série C, o campeão foi o América Mineiro vencendo o ASA de Arapiraca, Alagoas. O Vasco venceu a série B de forma absoluta. A presença do time carioca, inclusive, foi importante para manutenção de um fato curioso na série B: todos os anos, algum dos times considerados grandes cai para a segundona. Isso contribui para a receita e popularidade dos outros clubes da segunda divisão.

Campeonato Brasileiro 2009

Flamengo campeão no final do Brasileirão 2009

Após 17 anos de espera o torcedor rubro negro pode soltar o grito de campeão no Maracanã. Com aproveitamento de 59 %, num dos campeonatos mais disputados de todos os tempos, os comandados de Andrade superaram limitações, pressões, e todas as outras 19 equipes para ficar com o caneco. No final do Brasileirão 2009, no último jogo contra o Grêmio, a vitória bastava para clube ser campeão. E foi o que houve, um 2 a 1 eletrizante agitou a torcida e a felicidade foi geral.

Coritiba X Fluminense no final do Brasileirão 2009

Titulo Brasileirao 2009

2009 foi o ano do centenário do clube paranaense. Fundado e 1909, o alviverde curitibano montou um time especial e almejava uma alta colocação no campeonato daquele ano. Porém, não foi o que a torcida coxa branca viu no final do Brasileirão em 2009. Após uma temporada fraquíssima, o Coritiba seguiu sempre brigando contra o rebaixamento e o pior castigo veio no final: o Brasileirão 2009 marcou o segundo rebaixamento do clube em 4 anos e, pior, no ano do centenário.

No último jogo, contra o Fluminense, bastava uma vitória simples para o Coxa se salvar da degola. Mas os jogadores não tiveram forças para vencer, acabaram em empate por 1 a 1 e foram rebaixados.

Por conta disso, alguns ‘torcedores’ invadiram o campo de jogo e partiram para agressão aos jogadores do Fluminense e ao trio de arbitragem, marcando uma das piores cenas da história do futebol brasileiro, tornando-se notícia internacional.

Jogadores do campeonato Brasileiro Brasileirao final 2009

Pesquisar