Fies calendário de inscrições

links patrocinados

Fies calendário de inscrições

Fies calendário de inscrições

O Fundo de Financiamento Estudantil, famoso FIES, é um programa do Ministério da Educação que dá apoio financeiro aos estudantes que cursam graduação em uma Universidade particular, sendo que a Universidade se torna elegível ao financiamento caso obtenha avaliação positiva perante o MEC.

O programa existe desde 1999, mas apenas em 2010 foi liberado aos estudantes se inscreverem para obter este financiamento em qualquer período do ano.

Como se inscrever no FIES

Se você já cursa graduação em alguma instituição que não é pública poderá dar entrada ao processo de avaliação e concessão de bolsa de estudo pelo FIES, mas certifique-se de que sua instituição de ensino é elegível aos benefícios do programa. A inscrição deverá ser feita pelo estudante em qualquer período do ano pelo site do SisFies, lembre-se de preencher os campos e informações corretamente para que não ocorram divergências quando o benefício for concedido.

FIES inscrições

Valide as informações fornecidas em sua Instituição de Ensino

Validar as informações fornecidas ao sistema em sua Instituição de Ensino é o segundo passo para solicitar a bolsa de crédito concedida pelo Fundo de Financiamento Estudantil. Você terá até dez dias úteis para validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, lembre-se que o primeiro dia a ser contado será o dia posterior ao termino de sua inscrição.

Comparecer nas agências FIES para a contratação do financiamento

Três dias após a validação de sua documentação pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento começa o prazo de dez dias que o estudante tem para comparecer em uma das agências do FIES para confirmar seu interesse pela bolsa do programa. Nesta visita o estudante também terá de optar pelo banco e agência que serão utilizados para o programa de financiamento, os bancos oficiais do programa são Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Os prazos que são cedidos pelo programa para a confirmação e validação dos documentos do candidato do FIES são contados dias correntes, ou seja, sábados, domingos e feriados são contados pelo programa como sendo dias úteis.

FIES 2013

Como é feito o financiamento pelo FIES

O programa é apenas uma ajuda para que os estudantes consigam estudar no período da graduação, porém haverá algum tempo após a sua formatura que eles deverão pagar o financiamento ao governo. Este benefício do financiamento também é dado aos alunos que conseguiram apenas 50% em bolsas de estudo dadas pelo PROUNI. A cada três meses o estudante deverá pagar uma taxa de até 50 reais que consiste no pagamento dos juros, depois de formado o beneficiado terá 18 meses para ajustar seu orçamento e depois deste período terá o saldo restante do financiamento dividido em até três vezes o período total do curso, acrescido de um ano. Caso o estudante não consiga arcar com o pagamento do financiamento de sua graduação durante este período, haverá a opção de renegociar a dívida e dicas e informações sobre esta renegociação poderão ser vistas no site do FIES, assim como mais informações sobre o programa e como é fornecido o financiamento e suas etapas.

financiamento FIES 2013 calendário FIES 2013

Fies calendário de inscrições

Confira um vídeo de como fazer a incrição do Fies :

Pesquisar
Artigos Relacionados